Encontro Matrimonial: Início de ano marcado pelo envio de novos coordenadores da zona Almada-Setúbal

20221104-encontro-matrimonial-01

A Região Sul do movimento Encontro Matrimonial (EM) teve o início das suas atividades do presente ano pastoral, no passado dia 15 de outubro, no Seminário de Almada.

Leia, em seguida, a partilha enviada pela equipa coordenadora.

Partilhamos convosco os nossos sentimentos de alegria, entusiasmo e gratidão pelo que foi viver o dia 15 de outubro, no Seminário de Almada, junto ao rio Tejo e sob o abraço acolhedor de Cristo Rei. Foi, sem dúvida, um dia pleno de emoções, sorrisos, abraços, mas também de reflexão e oração.

De manhã, no Conselho Regional, refletimos sobre o lugar do sacerdote/religiosa e a influência da Igreja na sociedade moderna. Os fiéis de hoje são exigentes com o seu sacerdote, mas é importante ter consciência de que também é difícil ser sacerdote. É importante também que a comunidade que o envolve lhe prove, constantemente, que não deu a sua vida em vão. A reflexão passou também pelo que o sacerdote dá, rejeita e pede. A comunidade presente refletiu depois sobre como pode ajudar os sacerdotes EM a viverem bem a sua vocação,  uma vocação que se renova a cada dia, e como a sua entrega se transforma em aliança de amor.

Após o almoço, na tarde de comunidade, fomos agraciados pela partilha do casal Leontina e José Cantarinha (90ºFDS/Lisboa). Com a sua calma e ternura habituais, partilharam connosco, sempre focados na sua relação de casal e familiar, a graça que é ser enviado em missão, como os apóstolos, dois a dois, em comunidade!

O ponto alto do dia foi, sem dúvida, a Eucaristia.  Durante a Eucaristia tivemos o envio dos novos coordenadores das zonas de Almada-Setúbal, a Dora e André Saraiva, e de Évora, a Sofia e Fernando Ludovico. O envio dos novos casais dá-nos ânimo para continuarmos a caminhar juntos na esperança!

Estes dois casais são já a segunda geração EM e, por isso, os seus pais quiseram partilhar o que foi para eles viver este dia

Foi com sentimentos de muita alegria que estivemos no envio dos casais representantes da Região Sul, zonas de Almada-Setúbal e de Évora. São casais novos, cheios de energia, entusiasmo, confiança e alegria, que fazem parte da tão necessária renovação do EM.

Sentimo-nos orgulhosos e confiantes pelos nossos filho e nora, por terem aceitado tão grande desafio. Sempre lhes falámos do EM. Quando pensaram casar, fizeram o CPM e, depois, falámos-lhes que ligado ao EM havia o FDS para noivos. E fizeram-no, tendo gostado muito. Casaram e anos depois foram fazer o FDS original, seguindo-se a integração em grupo de processo ponte.

Sempre inseridos na Paróquia de Santa Maria no Barreiro, nós pensávamos que não iriam aceitar em virtude de estarem comprometidos noutros movimentos paroquiais: a catequese, a preparação para o crisma, os coros e outros, tal como nas JMJ 2023. Surpreenderam-nos com o seu sim ao aceitarem o convite para a coordenação da zona de Setúbal.

Estamos muito gratos e muito satisfeitos pelo seu sim ao EM; obrigado Dora e obrigado André. Como família dar-lhes-emos sempre o nosso apoio acompanhando-os nesta caminhada.

Ana Paula e Silvestre Saraiva (17º FDS / Sul)

Eu sou a Pulquéria do Amâncio (no céu) e fizemos o 93ºFDS / Lisboa. Vivi momentos felizes durante a Eucaristia de envio e que me fizeram sentir próxima do meu marido e de Deus. Os meus sentimentos foram de louvor ao Senhor, por estar de mãos dadas com as minhas filhas ao rezar a oração que o Senhor nos ensinou. Durante o envio, na invocação do Espírito Santo sobre a Sofia e o Fernando, senti uma grande comoção. Dou graças a Deus por este dia e rezo para que eles sejam luz na zona de Évora.

Pulquéria e Amâncio Mouquinho (no Céu)

Foram muitos os momentos de qualidade que pudemos experimentar ao longo do dia e que nos encheram o reservatório de amor. Damos graças a Deus por este dia pleno, que nos permitiu também dar mais um passo na nossa relação de casal e equipa, pedindo a Deus que, tal como Priscila, Áquila e Paulo, continuemos com alegria e resiliência vivendo a nossa responsabilidade missionária.

Fátima + Fernando c/ P. Luís Bairrada

04 de Novembro de 2022