Convívios Fraternos: Jovens de Setúbal iniciaram ano pastoral “rumo à santidade”

20221111-convivios-fraternos-vigilia-01

O Movimento dos Convívios Fraternos da Diocese de Setúbal deu início ao ano pastoral, através de uma vigília de oração, que aconteceu no sábado, dia 29 de outubro, na Igreja da Nossa Senhora da Anunciada, na Aldeia de Paio Pires.

Podemos perceber parte deste encontro, através do testemunho da Carolina Gonçalves que fez o CF 1406:

Um novo ano pastoral significa novas oportunidades para ser santo. Foram-me colocadas várias perguntas, nas quais pensei mesmo se estava a caminhar para a santidade. Apercebi-me que, se calhar, em algumas situações sim, mas em outras não. A estrada que percorremos para a santidade é grande. E esse destino é o Céu e só tem um bilhete de ida. Sê Santo no teu dia-a-dia.

Abriram-se as portas e estendeu-se a necessidade de acolher Cristo, nesta noite, que simboliza o início desta peregrinação que é ser santo hoje. A santidade foi experimentada, através da possibilidade de parar, escutar e fazer ecoar a própria realidade em tons que se façam vibrar.

O Luís Pires, que fez o CF 1378, partilhou-se e trouxe a perceção clara de como vivenciou a noite:

Na vigília fui chamado a meditar um pouco sobre o caminho da santidade. Durante os momentos da oração que aconteceram na vigília, refleti alguns aspetos sobre este percurso. Aconteceram “Deuscidências”, a saber, qual o/a santo/a que me ia guiar neste caminho de santidade (Santa Maria Madalena), e fez me lembrar um padre, já falecido, o Padre João que com o seu exemplo de vida religiosa me fez abrir mais o meu leque de conhecimento. Depois, seguiram-se os cânticos, que brotaram alegria em mim, porque sei que cantar é rezar duas vezes e, por fim, sei que Deus está comigo neste caminho de santidade.

Os jovens foram chamados a tomar consciência da santidade de cada dia, que por seu meio testemunha a presença de Cristo em cada um, aceitando a realidade de serem convidados a ser santos que caminham, que se partilham e arriscam, santos frágeis e certos de serem criaturas do Criador.

Assim testemunha o conviva Lúcio Santos, que fez o CF 1284:

“A vigília foi uma experiência de um caminho em ações para melhorar o meu e o teu mundo espiritual, para corrigir, fazer o bem e estar ao pé do Pai numa caminhada jovem. Vamos juntos fazer esta caminhada.

Neste ano de peregrinação às Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, também os convivas se fazem peregrinos, indo apressadamente. Percorrendo a consciência da santidade, da liberdade e da possibilidade de se fazerem inteiros nas tribulações do caminho, com a alegria de quem já é santo, pois escolhe Jesus.

Secretariado Diocesano dos Convívios Fraternos de Setúbal

11 de Novembro de 2022