CPM: Equipa diocesana marcou presença no Conselho Nacional da Pastoral Familiar para refletir sobre a formação para a vida matrimonial

20221111-cpm-conselho-nacional-pastoral-familiar-03

Realizou-se no passado dia 5 de novembro, no Seminário de Leiria, o Conselho Nacional da Pastoral Familiar, que analisou a proposta do Dicastério dos Leigos a Família e a Vida, de preparação para o matrimónio: “Itinerários Catecumenais para a vida matrimonial. Diretrizes pastorais para as Igrejas particulares», que teve a participação dos responsáveis do CPM – Centro de Preparação para o Matrimónio da Diocese de Setúbal.

O encontro, contou com a presença do padre Leonardo Sales, sacerdote brasileiro da diocese de Lins, doutorado em Teologia Prática com a tese «Amoris Laetitia: leitura, implicações e receção pastoral», residente em Lisboa, e colaborador na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, Ramada, no Patriarcado de Lisboa.

“O sacerdote apresentou detalhadamente o conteúdo do documento, mas também todo o enquadramento pastoral, relativamente ao matrimónio e à família, que lhe deu origem.”

Durante a parte da tarde, reuniram-se em grupos de trabalho e reflexão, as várias estruturas diocesanas presentes e movimentos ligados a este setor da pastoral, para em conjunto, fazer a análise do documento «Itinerários Catecumenais para a vida matrimonial. Diretrizes pastorais para as Igrejas particulares», tendo o encontro terminado com a apresentação em plenário das iniciativas pastorais das dioceses e movimentos e uma breve conclusão por parte do Padre Francisco Ruivo, assistente do Departamento Nacional da Pastoral Familiar (DNPF).

O documento, proposto pelo Dicastério dos Leigos a Família e a Vida, havia sido apresentado em Roma, durante o X Encontro Mundial da Família, tendo o DNPF entendido ser de “enorme relevância para a Pastoral Familiar pelo seu carácter de novidade”.

Maria do Rosário e Paulo Alves, Casal Presidente do CPM Setúbal

11 de Novembro de 2022