São Sebastião (Setúbal): Ciclo de Órgão e Canto – Concerto de António Laertes e Sofia Amorim

20221111-sao-sebastiao-concerto-03

Foi no passado dia 15 de Outubro que decorreu na Igreja de S. Sebastião, o terceiro concerto do Ciclo de Órgão e Canto. Mesmo com um grande bulício cultural em Setúbal, várias pessoas acorreram para mais um serão à volta do magnífico órgão de tubos. E foi a todos os que com assiduidade acompanham estes eventos na Igreja, bem como ao Vice-Presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião e principalmente aos músicos, que o P. Casimiro deu as boas vindas e agradeceu. Desta vez, o organista foi António Laertes acompanhado no canto pela soprano Sofia Amorim. E a eles foram dirigidos especiais agradecimentos, não apenas por serem da cidade, mas principalmente porque sempre se têm mostrado disponíveis e de imensa generosidade, em todos os momentos que se tem solicitado a sua participação.

António Laertes Nasceu em 1978 e formou-se no Conservatório Regional de Setúbal (CRS), tendo concluído, na Escola Superior de Música e na Universidade de Évora, Licenciatura em Formação Musical, Licenciatura em Composição e Mestrado em Composição.

Em 2008 criou o Grupo de Música Contemporânea do Conservatóri, para o qual compõe regularmente. É aqui professor desde 1998 e pianista acompanhador na Academia de Música de Lisboa desde 2000 e no Coro de Santo Amaro de Oeiras desde 2015. É organista da Sé Catedral de Setúbal. Ligado à organização do Festival de Música de Setúbal, foi entre 2015 e 2018 presidente da Direcção da A7M e desde 2019 é Assistente do Director Artístico.

Para além das obras escritas com propósitos inclusivos para o Festival de Música de Setúbal, desde a 1ª edição (2011), destacam-se obras escritas para Orquestra, Coro e Música de Câmara, estreadas pela Orquestra da Madeira, Coro do Instituto Gregoriano de Lisboa, Sinfonietta de Lisboa, Coro Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, entre outros. É, desde 2017, Embaixador da cidade de Setúbal. Venceu, em 2017 e 2018, o 3º Prémio no 4º e 5º Concursos de Composição de Canções para Crianças promovido pela APEM.

Sofia Amorim nasceu em 1989 no Barreiro, onde iniciou os estudos de piano. Concluiu o Curso Complementar de Piano na Escola de Música do Conservatório Nacional e licenciou-se em Direcção Coral e Formação Musical e terminou o Mestrado em Formação Musical na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML). Estudou no Instituto Kodály da Academia Liszt, ao abrigo do programa Erasmus,especializando-se em Pedagogia Kodály. Fez cursos de direcção coral com Stephen Coker, Eugene Rogers e Paulo Lourenço e de técnica vocal com Isabel Alcobia.

Fez parte do Coro de Câmara da ESML, cantou no octeto Voct e no octeto de jazz After Seven. Em 2018 cantou no Coro Participativo da Fundação Calouste Gulbenkian o Requiem de Mozart, sob a direcção do maestro Nuno Coelho. Como cantora a solo apresenta-se regularmente com orquestra e pequenos grupos de música de câmara.

É professora no Conservatório Regional de Setúbal desde 2011.

O concerto com cerca de uma hora, teve áreas de J. S. Bach, da Paixão segundo S. Mateus, A. Vivaldi, H. Purcell, J. S. Bach/C. Gounod – Ave Maria, R. Strauss, C. Franck, W. A. Mozart e terminou com G. F. Haendel – ária I know that my Redeemer liveth, do Messias, levando a um ambiente de paz e introspecção.

No final do concerto, quiseram os Amigos da Paróquia agradecer pessoalmente aos músicos, pelo que lhes pediram para desceram do Coro Alto até à Assembleia, o que foi feito por entre aplausos. Foi assinalado aquele serão de um belo concerto com uma simbólica oferta, uma serigrafia de uma pintura de Luis Dias com o órgão de tubos e uma garrafa de vinho com arte da Casa Ermelinda de Freitas. Foi ainda feito o aviso para o próximo concerto de encerramento do ciclo de órgão e canto, no dia 26 de Novembro, com João Vaz e vozes da Capella de S. Vicente de Fora.

Texto: Isabel Melo, Paróquia de São Sebastião
Fotografias: Simões da Silva