EMRC: Professores com “missão difícil na sociedade atual, mas muito importante para a Igreja”

20221105-emrc-envio-professores-01

No passado dia 5 de novembro de 2022 realizou-se, como habitualmente, a cerimónia de envio dos docentes de Educação Moral e Religiosa Católica.

A celebração, constante no Plano Anual de Atividades do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas, decorreu na Igreja de Santo André, Barreiro, tendo a Celebração Eucarística sido presidida pelo Administrador Diocesano, o reverendo padre José Lobato, e concelebrada por dois sacerdotes da paróquia, os padres Nuno Pacheco e Nuno Rocha.

Na celebração, o Administrador Diocesano, aproveitando a sua presença nesta comunidade, fazendo referência à “sede vacante”, solicitou paciência, explicou algumas das funções que vai desempenhando e pediu oração para que a nomeação do novo Bispo esteja para breve.

De seguida, dirigiu-se à assembleia sobre a importância dos professores de Educação Moral e Religiosa Católica nas escolas. Sublinhou que apesar de estes docentes terem esta profissão, os mesmos estão em missão da Igreja. Uma missão diferente da catequese, uma missão de possibilitar o primeiro contacto com os pontos fulcrais do cristianismo e da mensagem fraterna e universal de Cristo e deixar a escolha de a abraçar ao livre-arbítrio dos alunos. Portanto, uma missão difícil, na sociedade atual, mas muito importante para a Igreja.

Após a celebração seguiu-se um jantar, no restaurante “O Carlitos”, no Barreiro. Durante o mesmo, e com o humor que o caracteriza, fazendo referência ao que poderia, efetivamente, significar os termos “reformado” e “aposentado”, o Administrador Diocesano dirigiu uma palavra de agradecimento aos docentes Narciso Lopes e Domingos Lopes que se aposentaram, sendo secundado pelo Diretor do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas, professor José Joaquim Santos. Após isso, foram entregues duas simbólicas placas de reconhecimento, pela entrega e abnegada dedicação, aos mesmos docentes.

Pedro Faustino da Cruz Nunes

21 de Novembro de 2022