Mensagem de Fátima: Conselho Diocesano de Setúbal elegeu nova presidente

20221121-mensagem-fatima-presidente

No dia 5 de novembro, esteve reunido o Conselho Diocesano do Movimento da Mensagem de Fátima da Diocese de Setúbal. Aceitaram estar presentes e acompanhar os trabalhos, o Presidente Filipe Ferreira e o Tesoureiro Joaquim Duarte, que integram o Secretariado Nacional do Movimento da Mensagem de Fátima. Este encontro teve lugar na Igreja de S. Paulo, em Setúbal.

Após a oração das Laudes, o Administrador Diocesano, Padre José Lobato, deu início à ordem de trabalhos prevista para a manhã.

A reflexão proposta para a manhã foi o tema do Ano Pastoral e das Jornadas Mundiais da Juventude “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). O Presidente Filipe começou por relacionar este tema com o do ano anterior “Levanta-te! És testemunha do que viste”. Em ambos, é fundamental, o verbo “Levantar-se”! Em ambos, um apelo a que nos ergamos! Mas este ano somos convidados a meditar na atitude de Maria, que após a Anunciação, não se vira para si própria, mas parte, põe-se a caminho! Quem é tocado por Jesus não se centra em si mesmo, não consegue ficar parado pois a imensa a alegria espiritual do encontro com Jesus impele ao anúncio da Boa Nova.

Seguiram-se as intervenções dos grupos paroquiais da Vigararia de Setúbal (Paróquias de S. Julião, S. Paulo, S. José e Faralhão), da Vigararia de Palmela/Sesimbra (Paróquias de Azeitão, Sesimbra e Quinta do Conde), da Vigararia de Almada (Paróquias de Almada, Pragal, Cova da Piedade) e da Vigararia de Barreiro/Moita (Paróquia da Moita).

Antes do início do processo eleitoral, a Presidente do Secretariado Diocesano cessante, Ana Bugarim, tomou palavra para fazer memória, com os mensageiros presentes, da caminhada vivida durante os anos em que esteve no Secretariado Diocesano de Setúbal.

Foi eleita a nova Presidente do Secretariado Diocesano de Setúbal, Marília Ferreira. E por fim, foi celebrada a Eucaristia em Ação de Graças pelo Movimento Mensagem de Fátima e pela nossa nova Presidente.

Ana Bugarim

21 de Novembro de 2022