Castelo de Sesimbra: Servas de Nossa Senhora de Fátima celebram 60 anos de presença na comunidade

20221128-servas-nossa-senhora-fatima-castelo-sesimbra-01

No passado dia 21 de novembro, segunda-feira, a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima celebrou os 60 anos de presença na comunidade da Paróquia do Castelo de Sesimbra.

No âmbito das comemorações, no dia 21 de novembro, a Eucaristia das 18h30m na Igreja da Corredoura (Sesimbra), presidida pelo Vigário Paroquial, Padre José Cachaço, contou com a presença das seis irmãs Servas de Nossa de Fátima que atualmente integram a comunidade. No final da celebração, a comunidade paroquial presenteou as irmãs Servas de Nossa Senhora de Fátima com bolo e chá, seguindo-se um momento de convívio.

Por se tratar de um dia de semana, optou-se em assinalar igualmente a efeméride no fim de semana, contando desta vez com um maior número de paroquianos. Nesse sentido, no sábado seguinte, dia 26 de novembro, na Eucaristia das 19h00m na Igreja da Corredoura (Sesimbra), presidida pelo Vigário Paroquial, Padre José Cachaço, a equipa de Catequese da Paróquia do Castelo de Sesimbra ofereceu um presente às irmãs que marcam presença na comunidade.

Na entrega do presente, a irmã Maria Miguel, atual responsável da Comunidade, agradeceu à comunidade paroquial o gesto e recordou os primeiros tempos da congregação na Paróquia, reforçando que as irmãs “foram sempre continuando com a presença da Congregação aqui nesta terra”. A irmã Maria Miguel reconhece o reduzido número de irmãs (atualmente 6) e as mudanças na missão da comunidade, fruto da evolução dos tempos, mas reforça que o essencial do carisma tem-se mantido: a oração e a resposta às necessidades mais urgentes da Paróquia. “De momento estamos seis [irmãs], não temos possibilidades de fazer o que fazíamos no início, mas pela nossa presença e pela nossa oração estão todos muito presentes, sobretudo os doentes, as crianças e os jovens” afirmou.

Face às sérias carências que existiam na época e ao difícil desenvolvimento e evangelização da freguesia, a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima estabeleceu uma comunidade na Paróquia do Castelo de Sesimbra a 21 de novembro de 1962, a convite do padre Manuel Vieira (Pároco do Castelo de Sesimbra de 1957 a 1963). A constituição da comunidade da Congregação foi autorizada pelo então Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira.

Ao longo dos 60 anos, a missão das Servas na Paróquia do Castelo de Sesimbra deu-se em várias vertentes: serviço de enfermagem, assistência social, visitas a pessoas doentes e carenciadas, formação feminina ao nível de costura e bordados, catequese, acompanhamento do grupo de jovens, animação da liturgia, missão na Capela de Santana, ensino religioso escolar e apoio no Centro Paroquial do Castelo de Sesimbra. O número de Irmãs na comunidade foi oscilando, consoante as necessidades e as possibilidades da Congregação, entre as duas e as dez Irmãs.

Atualmente, as Servas dedicam-se à oração pela comunidade paroquial, prepararam e animam a liturgia, na Eucaristia semanal e dominical, na recitação do Rosário e na adoração ao Santíssimo Sacramento, inserem-se nos grupos de voluntariado, visitando doentes e levando-lhes a Sagrada Comunhão. Têm ainda a preparação de pais e padrinhos para os sacramentos do Batismo, o ‘Despertar da Fé’ no Centro Paroquial do Castelo de Sesimbra (para crianças em idade pré-escolar) e a preparação individual de adultos para os sacramentos do Batismo e Confirmação, quando necessário.

João Gato, Paróquia do Castelo de Sesimbra

28 de Novembro de 2022