Juventude/JMJ: Jovens da Diocese de Setúbal receberam os Símbolos da JMJ da Diocese do Porto

20221031-Simbolos-JMJ-Passagem-Porto-Setubal (3)

Na sua mensagem de Advento e Natal 2022, o Administrador Diocesano, Padre José Lobato, refere-se aos jovens e, especialmente, à peregrinação dos Símbolos da dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude que assinalou,”na nossa Diocese, uma etapa importante da preparação da JMJ de Lisboa”.

Neste dias de Advento, que nos levam ao Natal de Jesus, recordamos este momento particular em que “a Igreja dirige uma especial atenção aos jovens”.

Foi no dia 31 de outubro, que representantes da Pastoral da Juventude das Dioceses de Setúbal e do Porto se juntaram, em oração e amizade, para a passagem dos dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), na Capelinha das Aparições, em Fátima. “Vai ser um tempo muito forte e muito frutuoso para a diocese”, afirmou, na ocasião, o Padre José Lobato.

“Esta vinda dos símbolos é um gesto que acolhemos naquilo que ele é, na sua essência, como preparação para a Jornada Mundial da Juventude, com o Papa; A Diocese de Setúbal precisa deste reforço”, disse o administrador diocesano de Setúbal à Agência Ecclesia.

O coordenador do Comité Organizador Diocesano (COD) de Setúbal para a JMJ Lisboa 2023 explicou que querem que esta peregrinação “seja uma grande e forte oportunidade de evangelização, foi isso que o Papa Francisco pediu”.

“Queremos ir ao encontro das pessoas, onde estão os jovens, os que mais precisam, os vulneráveis da sociedade. O nosso objetivo é que esta peregrinação seja um sinal de esperança”, salientou João Marques, em nota divulgada pela agência de notícias da Conferência Episcopal Portuguesa.

Enquanto Ana Lúcia Agostinho, a coordenadora do Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal, sublinhou que esperam que este tempo com a Cruz e o ícone de Maria da JMJ “seja um tempo em que os jovens possam encontrar-se com Jesus, com Maria, de uma forma mais visível, com estes símbolos”: “Um tempo de conversão, de crescimento, de comunhão”.

Na breve oração em frente à Capelinha das Aparições, o bispo do Porto, D. Manuel Linda, afirmou que os símbolos “não sossegaram nem deixaram sossegar” na diocese, cumpriram a missão de “congregar muitos milhares, mostrando que a Igreja é capaz de se reunir à volta da Cruz, como instrumento de salvação, e à volta de Maria” e desejou que se repita em Setúbal.

Depois da entrega da Cruz e do Ícone mariano dos jovens do Porto, que acolheram os símbolos da JMJ durante o mês de outubro, aos de Setúbal, as duas delegações participaram na recitação do Terço das 12 horas, que faz parte do programa oficial do Santuário de Fátima, e que foi presidido por D. José Ornelas, bispo da Diocese de Leiria-Fátima.

Os jovens sadinos rezaram os mistérios da oração mariana na Capelinhas das Aparições, na presença dos dois símbolos. O Serviço de Pastoral Juvenil de Leiria-Fátima também se associou a esta celebração de passagem dos símbolos no santuário nacional presente na sua diocese.

As fotos de grupo e a entrega da carrinha, que transporta os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, foram feitas no Parque 12 do santuário da Cova da Iria, onde realizam a bênção de veículos, ao lado da livraria, antes de iniciarem viagem para a nossa Diocese de Setúbal.

A 13ª etapa da peregrinação nacional da Cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora ’Salus Populi Romani’ teve acolhimento na noite do mesmo dia, 31 de outubro, em frente à Sé de Setúbal, no Largo de Santa Maria, seguindo-se a Eucaristia, animada pelo Coro Jovem, e uma Vigília de Adoração, com diferentes grupos de jovens e movimentos, até às 08h00.

A peregrinação dos dois símbolos da JMJ começou no dia 1 de novembro e passou pelas sete vigararias da diocese – conjunto de paróquias -, até 1 de dezembro: Setúbal (1 a 4 de novembro); Palmela-Sesimbra (5 a 8 de novembro); Montijo (9 a 12 de novembro); Barreiro-Moita (13 a 17 de novembro); Almada (18 a 21 de novembro); Caparica (22 a 26 de novembro) e Seixal (27 de novembro a 1 de dezembro).

A Cruz peregrina foi construída a propósito do Ano Santo, em 1983, e confiada pelo Papa São João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. O ícone de Maria ‘Salus Populi Romani’, que retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços, foi introduzido pelo Papa João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto dos jovens, depois do ano 2000. O ícone original está na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

Departamento de Juventude da Diocese de Setúbal

12 de Dezembro de 2022