Juventude/JMJ: Acolhimento dos Símbolos da JMJ em Setúbal com apelo à “transformação do coração” e “renovação da Igreja”

20221031-Simbolos-JMJ-Acolhimento-Se (9)

Na sua mensagem de Advento e Natal 2022, o Administrador Diocesano, Padre José Lobato, refere-se aos jovens e, especialmente, à peregrinação dos Símbolos da dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude que assinalou,”na nossa Diocese, uma etapa importante da preparação da JMJ de Lisboa”.

Neste dias de Advento, que nos levam ao Natal de Jesus, recordamos este momento particular em que “a Igreja dirige uma especial atenção aos jovens”.

A Sé de Setúbal acolheu os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude, no dia 31 de outubro, véspera da Solenidade de Todos os Santos, para iniciar um mês de peregrinação pela diocese sadina. Depois da receção no Largo da Sé, seguiu-se a Eucaristia presidida pelo Padre José Lobato, Administrador Diocesano, e uma vigília de oração, durante toda a noite, confiada aos diferentes grupos e movimentos juvenis da Diocese de Setúbal.

Na celebração, o Administrador Diocesano pediu que aquele fosse um evento “que nos transforme, aqui e agora, não em simples testemunhas que estão a presenciar o que se passa, mas em agentes concretos de mudança”.

“Isto tem a ver com cada um de nós, independentemente da sua idade – disse o Padre José Lobato – é a preparação para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. É certo que é para os jovens, mas é sobretudo em ordem a uma Igreja rejuvenescida, e para isso todos somos necessários. Todos temos um lugar e um papel a desempenhar”.

O Administrador da Diocese de Setúbal exortou ainda a uma “renovação da Igreja” que começa em cada um: “Estamos a ser uma Igreja um pouco pesada, fechada. A pandemia a isso também ajudou, a crescer nessa atitude, por vezes muito autossuficiente para uns, e para outros, um distanciamento em relação ao que é fundamental na Igreja: a fé e a missão”.

Na véspera da festa de Todos os Santos, o Padre José Lobato lembrou, ainda, que a presença dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude, “deve transformar cada um”. “Não basta que digamos ‘eu estive lá’, mas que estejamos aqui para transformar a nossa vida segundo Deus.

O Padre Filipe Diniz, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, que marcou presença nesta ocasião, agradeceu o acolhimento à Diocese de Setúbal e lembrou que, o mês de peregrinação dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude “é uma grande oportunidade” para “transformar o coração”.

“Queria que o vosso olhar se dirigisse muito para estes Símbolos, que já passaram por diversas Dioceses, antes de chegarem a Portugal já passaram por diversos contextos, em muitas Jornadas. Aproveitem esta presença entre vós – disse – o saudoso São João Paulo II pedia que os jovens não tivessem medo. Não tenham medo. Aproveitem e vivam esta grande oportunidade e respondam, também, ao apelo do Papa Francisco que pede aos jovens de hoje que sejam protagonistas”.

AS

13 de Dezembro de 2022