comprehensive-camels

Juventude/JMJ: A peregrinação dos Símbolos da JMJ na Vigararia de Palmela/Sesimbra

20221108-Simbolos-JMJ-Vigararia-Palmela-Sesimbra-Castelo-01

Na sua mensagem de Advento e Natal 2022, o Administrador Diocesano, Padre José Lobato, refere-se aos jovens e, especialmente, à peregrinação dos Símbolos da dos Símbolos da Jornada Mundial da Juventude que assinalou,”na nossa Diocese, uma etapa importante da preparação da JMJ de Lisboa”.

Neste dias de Advento, que nos levam ao Natal de Jesus, recordamos este momento particular em que “a Igreja dirige uma especial atenção aos jovens”.


Na noite do dia 4 de novembro, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Setúbal, a Vigararia de Palmela/Sesimbra acolheu os símbolos da Jornada Mundial da Juventude com muita alegria e confiança que Deus nos iria acompanhar e fazer de nós seus instrumentos nessa missão. Fizeram-se presentes os jovens da paróquia de Palmela, que receberam os símbolos pelas mãos dos jovens de Setúbal, marcando assim o início da peregrinação nesta vigararia.

As 7 paróquias da vigararia focaram-se em levar os símbolos, não só às comunidades paroquiais ,como a locais de interesse da população, de modo a que a sua mensagem pudesse chegar a um maior número de pessoas e dar a conhecer a Jornada Mundial da Juventude que vai acontecer, em Lisboa, em agosto de 2023.

Com este objetivo, pela manhã de dia 5, iniciou-se uma a peregrinação a pé pelas ruas da vila de Palmela, levando os símbolos a diversos locais, tais como, a Sociedade Filarmónica Humanitária, a Santa Casa da Misericórdia de Palmela, a Associação Humanitária de Bombeiros de Palmela, a Sociedade Filarmónica Palmelense, terminando na igreja de São Pedro, em Palmela. Na igreja, diversos jovens, representantes de coletividades e instituições da vila, recitaram em conjunto o terço, culminando depois numa especial Eucaristia na qual foi dado o sacramento da Confirmação a alguns jovens e adultos da paróquia.

A coordenadora do grupo de jovens de Palmela, Ana Maria Lobo, refere que “Em todo o tempo de preparação para a chegada dos símbolos houve um grande espírito de união, de confraternização e de muito entusiasmo… Na noite em que fomos buscar os símbolos, algo maior e mais forte nos movia… Fomos todos…. E tudo mudou…. Foram momentos mágicos de Entrega, Dedicação e de grande testemunho de Fé…. Aquela Cruz “chamava-os” …. Eles atropelavam-se para a levar… Que bonito, que grande testemunho… De facto não há dúvidas… Estes símbolos são dos Jovens e vieram para os Jovens! Jamais esqueceremos essa noite e esse dia… Que feliz “encontro”!”.

 

No final da tarde a paróquia de Palmela despediu-se dos símbolos, entregando-os aos jovens da paróquia de Quinta do Anjo. Continuando a missão a que se destinam, os símbolos dos prosseguiram a sua caminhada até à Sociedade de Instrução Musical de Quinta do Anjo e ao Quintanjense Futebol Clube. Na igreja Nossa Senhora da Redenção, na Quinta do Anjo, a comunidade aguardava com alegria a chegada dos símbolos, para o início de uma vigília de oração pessoal que decorreu durante toda a noite. A veneração dos símbolos contou ainda pela manhã com a recitação do terço seguido de Eucaristia.

 

Após esse momento, os símbolos peregrinaram até Sesimbra, concretamente a igreja de Nossa Senhora da Consolação, na qual a comunidade aguardava ansiosamente a sua chegada. Foi com grande alegria que deram início a um almoço convívio que contou com a apresentação de diversos movimentos associativos do Concelho de Sesimbra, tais como o Dj JonnyDay a, Escola de Rock Beatfish, os Bigodes de Rato, a Escola de Ballet da professora Sónia Rendas e a Capoeira Alto Astral. As boas condições climatéricas proporcionaram momentos de convívio, com música, dança, comida e um grande espírito de alegria. A chuva e o nevoeiro também quiseram estar presentes, encerrando o momento com uma “chuva abençoada”.

 

Esta chuva criou algum receio e tristeza aos jovens da seguinte paróquia a acolher os símbolos, a paróquia de Santiago, que se preparavam para acolherem os símbolos, com uma peregrinação pela marginal da vila de Sesimbra. A confiança e fé em Deus e em que tudo correria bem, foi visivel, pois à chegada dos símbolos à vila, a chuva e o nevoeiro deram lugar a uma noite de céu estrelado e sem vento, dando início a uma bonita procissão que terminou na igreja. Após esse momento, a comunidade despediu-se dos símbolos seguindo-se de um convívio em jantar partilhado.

A felicidade reinava em todos os rostos e o impacto da presença dos símbolos foi sentido, como testemunha o vigário paroquial de Castelo de Sesimbra e Assistente Vicarial dos Jovens de Palmela-Sesimbra, Pe. José Cachaço, que afirma “Acompanhei a passagem dos Símbolos por algumas paróquias da Vigararia Palmela-Sesimbra. Houve dois tipos de momentos nesta peregrinação. Por um lado, a valorização espiritual da presença destes Símbolos com a celebração, a adoração e a oração. Por outro, o tirar partido do seu potencial missionário e evangelizador: levá-los à rua e mostrá-los aos que estão mais fora. O esforço por centrar o coração em Deus e o por que outros descubram esse tesouro escondido. De uma e de outra forma, penso que esta passagem dos Símbolos cumpriu o grande objetivo de não deixar a Jornada passar desapercebida, tanto dentro como fora das nossas comunidades. Depois da visita dos Símbolos, a Jornada Mundial da Juventude é cada vez mais uma realidade que se aproxima e que é desejada.”.

Na manhã de segunda-feira os símbolos marcaram presença em diversos locais do Concelho de Sesimbra tais como, o Centro Paroquial do Castelo de Sesimbra, a Escola Profissional Agostinho Roseta, a Escola Básica Navegador Rodrigues Soromenho e a Cercizimbra, sendo possível em diversos momentos ser visível o espanto, a curiosidade e a alegria de quem os via. Após a visita à estes locais os símbolos seguiram a sua caminha para a paróquia de São Simão em Azeitão.

 

Na paróquia, a comunidade aguardava ansiosamente os símbolos para um momento de oração com a recitação do terço e posteriormente a Eucaristia. Aquando a conclusão desses momentos os símbolos peregrinaram até à paróquia de São Lourenço, em Azeitão, na qual decorreu um jantar partilhado com toda a comunidade, num ambiente de festa e partilha. Os jovens da comunidade prepararam uma celebração de oração estilo JMJ e durante toda a noite, os símbolos estiveram disponíveis para veneração numa vigília de oração noturna.

 

A vigararia iniciou o seu último dia de peregrinação na paróquia de Quinta do Conde, na qual jovens e menos jovens levaram os símbolos a diversos locais. Visitaram o Centro Comunitário da Quinta do Conde no qual ocorreu a recitação o terço, os Bombeiros Voluntários de Sesimbra – destacamento da Quinta do Conde no qual tocaram as sirenes e a Escola Michel Giacometti.

Durante a tarde os símbolos marcaram presença na Junta de Freguesia da Quinta do Conde com a participação de associações e coletividades da vila, de modo a que fosse possível chegar perto de todos. Este dia foi pautado ainda por um momento de oração e participação da comunidade Ucraniana pedindo a paz, na igreja de Nossa Senhora da Esperança, terminando a peregrinação com uma vigília de oração preparada pelos jovens da paróquia. Nesta vigília foi possível ver a alegria no rosto de todos e o impacto da presença dos símbolos, sendo também presente o sentimento de tristeza por os símbolos deixarem a vigararia e partirem para a próxima, sabendo que foram momentos únicos e com pouca probabilidade de os voltarem a ver e a tocar.

A responsável pelos voluntários da paróquia de Quinta do Conde, Cátia Gonçalves, descreve o impacto que a passagem dos símbolos teve em si  como “A passagem dos símbolos veio me recordar que é nosso dever enquanto católicos levar luz as periferias. Ser igreja é ir ao encontro daqueles que mais precisam. Foi um momento importante para mim e para a paróquia que seja o início de um caminho conjunto até às Jornadas mundiais da juventude.”.

 

A passagem dos símbolos pela Vigararia de Palmela-Sesimbra foi repleta de diversos momentos de felicidade, espírito de equipa, união, amor e fé, proporcionando aos jovens e menos jovens uma comunhão e caminhada conjunta rumo à Jornada Mundial da Juventude em agosto de 2023.

Comité Organizador Vicarial de Palmela/Sesimbra para a JMJ Lisboa 2023

Partilhe nas redes sociais!
15 de Dezembro de 2022