Juventude/JMJ: Agentes Educativo-Pastorais com «mandato muito especial» em vigília que convidou ao «silêncio e escutar Jesus»

20221117-Simbolos-JMJ-Vigilia-Agentes-Pastoral-Juvenil (6)

Foi no dia 17 de novembro que a igreja de Santa Maria, no Barreiro, acolheu os Agentes Educativo-Pastorais da Diocese de Setúbal numa Vigília de Oração intitulada “Com(o) Maria levamos Jesus”, com os dois símbolos da JMJ.

“Em contexto de caminhada para a JMJ, na presença dos Símbolos, o tempo que nos é oferecido nesta vigília é a oportunidade para fazer silêncio e escutar o Senhor. Estes momentos de encontro, de comunhão e de Igreja, procurará ajudar-nos a reforçar o caminho que vamos trilhando”, disse o padre Álvaro Lago, assistente do Departamento Diocesano da Juventude de Setúbal, que presidiu à oração.

O sacerdote salesiano salientou também, na saudação inicial aos animadores de jovens, que participar nesta vigília “é sentir-se agraciado pelo convite de Jesus a sermos «apóstolos», seus enviados, para viver a missão com firmeza e confiados na força do Espírito Santo em nós”.

A Vigília de Oração para Agentes Educativo-Pastorais, na Igreja de Santa Maria, no Barreiro, já tinha sido apresentada, na ambientação, como “um tempo em que vivemos a alegria da comunhão com o Senhor e com os irmãos, junto dos símbolos da JMJ”, um tempo de “nos espelharmos na vida de Maria, Senhora que visita Isabel e nos visita a cada um de nós”.

“O caminho que estamos a fazer, nas nossas vidas, de enviados às crianças e aos jovens em nome de Jesus, é um mandato muito especial; Aqui, vivemos estes bens maiores, porque nos reunimos em seu nome e entregamos as nossas vidas à Sua vontade. Somos missionários do Evangelho em Seu nome. Vivemos o tempo da evangelização.”

Os animadores de jovens refletiram sobre três dimensões da vida de Maria – Mulher da escuta; Mulher da decisão; Mulher da ação – através das palavras do Papa Francisco e com diversas interpelações do Santo Padre.

Em cada um destes três momentos a assembleia também foi convida a ter gestos concretos com os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em peregrinação na Diocese de Setúbal. A cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani que estavam na Vigararia do Barreiro-Moita.

O primeiro gesto pediu a cada um “uma prece” e formaram uma corrente de oração, entrelaçando diversos cordéis junto do ícone mariano. Depois, cada pessoa fez a sua partilha pessoal, “renovando o seu oferecimento ao Senhor, transmitindo a riqueza que traz consigo”, e num terceiro gesto, em pequenos grupos, deram um abraço aos outros e à Cruz Peregrina.

Nas preces pediram “sabedoria, ânimo e confiança no Senhor” para cada missionário que atua diante dos mais novos, para os jovens a “audácia de querer procurar o seu caminho de felicidade proposto por Deus”, pelos frutos para toda a Igreja da JMJ Lisboa 2023, por quem vive “na insegurança da guerra, da fome, da miséria moral e espiritual”, e pelo Papa Francisco.

“Maria nossa Mãe, zela pela nossa Diocese de Setúbal que aguarda, em comunhão de oração, o seu novo Bispo. Para que Deus, nosso Pai, nos envie um pastor que, segundo o coração do Seu Filho, nos conduza, alimente, reúna e envie como seus discípulos missionários!”

A vigília de oração com os Agentes Educativo-Pastorais da Diocese de Setúbal terminou com a passagem dos dois símbolos da JMJ, a cruz e o ícone de Nossa Senhora, para a Vigararia de Almada.

Departamento de Juventude da Diocese de Setúbal

17 de Dezembro de 2022