comprehensive-camels

Juventude/JMJ: A peregrinação dos Símbolos da JMJ na Vigararia de Almada

20221121-Simbolos-JMJ-Vigararia-Almada (4)

Nos dias 18 a 21 de novembro tivemos a graça de receber os símbolos da JMJ na Vigararia de Almada. Tivemos a preocupação de que estes símbolos chegassem a todos, crentes e não crentes. E assim foi, os símbolos saíram em peregrinação pela cidade de Almada. Em diversos momentos, estes símbolos foram partilhados e tornados públicos, foram símbolos de alegria, união e fé.

A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, visitaram um lar de idosos, os Bombeiros Voluntários, atravessaram a cidade de Almada em procissão e foram expostos nas ruas e Igrejas da Vigararia oferecendo animação, momentos de reflexão e oração àqueles que se cruzaram. Foram acolhidos por imensas pessoas e tocaram os corações de tantos, desde os mais pequenos aos idosos.

Conseguiram despertar a comunidade que se revelou viva, com vontade de fazer mais, de fazer caminho com Maria e partir apressadamente para a JMJ Lisboa 2023.

 

Com satisfação que agradeço a oportunidade que me ofereceram para viver esta a experiência em Igreja, com o entusiasmo e entrega de todos. Foi muito bonito a alegria vivida pelas crianças, jovens, idosos, professores, educadores, sacerdotes, leigos, o povo Santo de Cristo em comunhão e peregrinação com Maria. Os momentos de interioridade, oração e exaltação. A solenidade e intimidade com que cada um, dos mais novos aos mais velhos, se aproximavam da Santa Cruz, a proximidade com a nossa Mãe e o Menino Jesus. Que Maria continue a interceder, para nós, o Santo Espírito da Verdade, do Amor e da Paz, para que os nossos corações e o de TODOS OS JOVENS, da Verdadeira Alegria. Ámen. Bem-haja a todos os que se têm dedicado e continuarão a dedicar à Santa e frágil Igreja de Cristo, dos jovens para os jovens.

Testemunho do condutor (53 anos)

 

Posso dizer-vos que receber os símbolos na nossa paróquia e na nossa vigararia foram momentos de grande trabalho e dedicação por parte das nossas equipas, mas acima de tudo momentos de grande fé e união com os vários jovens que tiveram presentes connosco.

Como experiência pessoal posso dizer-vos que estar na presença dos Símbolos, mudou completamente a minha forma de estar e pensar em relação à fé e ao caminho que quero fazer para a Jornada. Quero trazer mais jovens, para que eles vivam esta experiência de Cristo e sintam a presença Dele nas suas vidas. Posso dizer-vos também que ver aquela cruz a ser erguida e sentir o seu peso, fez-me pensar na cruz que Cristo carregou, onde foi crucificado e deu a vida por nós.

É o convite que eu faço aos jovens, vivam a peregrinação dos Símbolos e sintam a presença de Cristo na vida deles e certamente que Ele tocará nos vossos corações.

Testemunho de um jovem (23 anos)

 

Dizem que só quando experienciamos certos acontecimentos é que percebemos o seu impacto. E foi o que aconteceu com os símbolos.

Muitas pessoas viam a cruz peregrina como somente uma cruz de madeira, sem significado nem história. Não percebiam que existiam quase 40 anos gravados naquela cruz e que a mesma percorrera mais países do que eles pudessem imaginar. Por outro lado, existiam pessoas que não precisavam de saber nada sobre eles, a cruz conseguia transmitir-lhes todas as emoções com apenas a sua presença.

No final da visita a uma residência de idosos, quando estávamos a desmontar os símbolos para os arrumar na carrinha e os idosos já se preparavam para ir lanchar, uma senhora fez o caminho contrário, para ir de encontro à cruz. Aproximou-se e rezou com todas as suas forças, como se toda a sua esperança se encontrasse naquela cruz. Para a senhora, não era apenas uma cruz de madeira, mas sim Nosso Senhor. Este momento emocionou-me e fez-me perceber que somos nós quem damos interpretação aos objetos. Numa altura que me questionava sobre a minha fé e as minhas crenças, eu recebi um sinal para me poder agarrar. Foi a partir desse momento que percebi o impacto que a cruz tinha em mim e nas pessoas que me rodeavam porque até esse momento eu não tinha percebido e via apenas um objeto protegido e amado por tantos, não percebia o seu significado. Para mim, esse significado é formado apenas por uma palavra: Luz. Curiosamente, a cruz não brilha mas ilumina. Iluminou-me e fez-me perceber qual era o meu papel: Iluminar o coração daqueles que se encontram no meio de questões, tal como eu me encontrava.

Testemunho de uma jovem (20 anos)

 

“Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). Foi com o mesmo sentimento que, na noite do dia 18 de novembro, partimos, para a Vigararia do Barreiro e recebermos os símbolos da JMJ 2023. Um grupo de jovens dinâmicos e alegres foi a equipa que não poupou esforços no sentido de acompanhar todo o trajeto da Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora na nossa Vigararia (Almada). Antecedida por um período de preparação rico em esperança, alegria e expectativa orantes, a peregrinação dos símbolos foi um verdadeiro ambiente de reunião dos filhos de Deus a volta da Cruz de seu Filho, Jesus Cristo, e de sua querida mãe, Maria Santíssima.

Em cada estação do trajeto traçado, foi possível colher o entusiasmo, a contemplação e oração de quem quer que se aproximasse dos símbolos. A cruz do Senhor e o ícone de Nossa Senhora não deixaram ninguém indiferente. Foi uma verdadeira oportunidade de adoração à Santa Cruz, de esperança e manifestação de fé. Foram dias de muita oração, encontro das comunidades paroquiais da vigararia e animação. A presença da Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora consubstanciaram-se num convite à necessidade de estarmos todos juntos da cruz de Cristo e, como Maria, atentos ao que o redentor quer transmitir à sua Mãe e aos seus discípulos.

Na noite de despedida dos símbolos (dia 21 de novembro), apesar do cansaço físico, próprio das circunstâncias, a alegria e o coração cheio de momentos tão intensos em significados e o encontro com o ressuscitado fizeram-nos querer continuar com os símbolos entre nós. Mas, conscientes que outros precisavam de fazer a mesma experiência do encontro, fizemos a oração de despedida na esperança de que Jesus e sua Mãe continuem a iluminar as avenidas da nossa diocese, sobretudo dos corações que se dignaram acolhê-los.

A nossa oração de ação de graças, depois de tão frutuosa ocasião, é extensiva e envolve todos os nossos benfeitores – materiais e espirituais – que não se acanharam em abrir as mãos e os corações em nosso auxílio. Aos jovens das nossas paróquias e seus párocos, pelo empenho, entrega, dedicação e oração, fica este “BENDITO SEJA DEUS” alicerçado em Maria santíssima – em Cristo, a Mãe e guia dos jovens que parte sempre apressadamente em nosso auxílio.

Testemunho do Padre Sisto, pároco de Laranjeiro/Feijó

Comité Organizador Vicarial de Almada para a JMJ Lisboa 2023

Partilhe nas redes sociais!
19 de Dezembro de 2022