Óbito: Faleceu o Padre Francisco de Jesus Graça

20140629-padre-francisco-graca-60-anos-ordenacao

Faleceu, aos 91 anos, o Padre Francisco de Jesus Graça, pároco emérito de Santa Maria da Graça (Sé) e São Julião. As celebrações exequiais decorrem na Catedral da Diocese, onde foi pároco, esta terça e quarta-feira, dias 20 e 21.

Na terça-feira, dia 20, tem lugar a oração do terço, pelas 17h30, seguindo-se a celebração da Eucaristia paroquial, pelas 18h. Pelas 21h do mesmo dia, os padres reunir-se-ão, na Sé, para concelebrar.

Na quarta-feira, dia 21, também na Catedral, será rezada a oração de Laudes, pelas 10h30. Pelas 12h iniciam-se as Exéquias, com a Eucaristia concelebrada pelos sacerdotes, seguindo-se a cremação, no cemitério da Paz, em Setúbal, pelas 14h.

Leia, em seguida, a nota biográfica disponibilizada pelo Administrador Diocesano, Padre José Lobato.

Fotos: Notícias de Setúbal (aquando dos seus 60 anos de ordenação sacerdotal) e Diocese de Setúbal (aquando dos 50 anos de ordenação sacerdotal do P. José Lobato)

Da esquerda para a direita: Padre Francisco Graça; Padre Luís Ferreira; Padre Daniel Nascimento; Padre José Lobato.

Padre Francisco de Jesus Graça, homem de Deus tão próximo de nós, partiu para o Céu

Nasceu na Chamusca, no dia 28 de fevereiro de 1931, e foi ordenado presbítero na Sé de Lisboa, pelo Cardeal Manuel Cerejeira, em 29 de junho de 1954.

O primeiro lugar de trabalho pastoral foi o Barreiro, sendo ali, durante um ano, vigário paroquial. Ali voltaria como pároco em 1966. Entretanto, fora vigário paroquial da Lapa (Lisboa), Pároco do Bárrio, Cela e Vestiaria (Alcobaça) e Monte de Caparica (Almada). De 1966 a 1971, além do Barreiro é também pároco de Lavradio, Palhais e Coina.

Em 1971 vem para Setúbal como pároco de Santa Maria da Graça e, a partir de 1975, é também de pároco de São Julião.

Criada a Diocese de Setúbal, além de pároco, foi membro do Conselho presbiteral, Vigário forâneo da vigararia de Setúbal e Penitenciário diocesano.

Em 2005 passou à condição de pároco emérito, continuando a colaborar com o pároco de Santa Maria e São Julião.

Após um largo período de afastamento das atividades pastorais devido a doença prolongada, o nosso querido Padre Graça partiu para os braços do Pai na passada noite de 18 de dezembro, levando consigo, juntamente com o peso do sofrimento de uma saúde muito debilitada, a alegria de ter sido um incansável e esclarecido servidor do Reino de Deus. E deixa connosco o testemunho inspirador de um sacerdote que ama fervorosamente a Cristo e à Igreja.

À sua família e a quem o acompanhou na uma fase final da sua caminhada, a gratidão, a comunhão e a oração de toda a Igreja diocesana de Setúbal.

O Administrador diocesano, Padre José J. A. Lobato

19 de Dezembro de 2022