Juventude/JMJ: Festa, alegria, anúncio e procissão dos símbolos nas ruas de Almada – Dia Mundial da Juventude

20221120-Dia-Mundial-Juventude-JMJ (10)

Foi a 20 de novembro que jovens de toda a nossa Diocese de Setúbal tiveram o Santuário de Cristo Rei como ponto de encontro para viver a primeira parte da XXXVII Jornada Mundial da Juventude, vivida nas Igrejas diocesanas.

“Hoje é um dia de imensa alegria para a nossa diocese. Temos vivido durante este mês de novembro um tempo de graça que hoje assume o seu momento alto com a celebração diocesana da Jornada Mundial da Juventude”, disse Ana Lúcia Agostinho, a coordenadora do Departamento da Juventude, no início da Missa no Cristo Rei.

Inscreveram-se para um dia repleto de atividades 916 jovens das nossas paróquias, de diversos movimentos, e do Corpo Nacional de Escutas, que organizou e coordenou os jogos que levaram a festa da juventude pela cidade de Almada.

Pela hora do almoço, o nosso Seminário Maior de São Paulo abriu os portões para acolher os jovens nos jardins, onde, entre partilha da refeição e da experiência vivida, recuperaram as forças para regressarem ao Santuário de Cristo Rei em peregrinação/procissão pelas ruas com os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude, e foram recebidos pelos tambores e bombos do ‘Porbatuka’, projeto musical de percussão.

A XXXVII Jornada Mundial da Juventude celebra-se em duas etapas: a primeira aconteceu na solenidade litúrgica de Cristo-Rei, no domingo dia 20 de novembro, nas dioceses católicas, e a nível internacional na JMJ Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.

João Marques, coordenador do Comité Organizador Diocesano de Setúbal para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, lembrou que nesta Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco pedi para «voltar a partir apressadamente para encontros concretos», que é o que “temos procurado, como Diocese, nesta preparação para a JMJ Lisboa 2023”.

“Começámos com a distância imposta pela pandemia, mas com o tempo, temos trilhado um bonito caminho de reencontro com Deus e com os irmãos. Em cada paróquia, as comunidades, especialmente os seus jovens, têm partido nesta missão de levar Cristo a todos, especialmente encorajados pela presença destes Símbolos. Que esta presença nos inspire e nos motive a continuarmos este caminho conjunto, respondendo positivamente aos desafios que o futuro nos coloca, concretamente o desafio de ser Diocese de Acolhimento na Jornada Mundial da Juventude”, desenvolveu na Admonição Inicial da Eucaristia.

‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1,39), é o tema desta JMJ.

“Hoje, sentimo-nos inspirados por Maria, figura central do tema desta jornada. Jovem como nós, perante o anúncio do Anjo, aceitou “levantar-se”. Ela, que experienciou na própria vida a presença de Cristo, não paralisa, não se acomoda, nem se alheia: desperta para a vida, coloca-se em movimento”, salientou Ana Lúcia Agostinho.

Este dia de festa dos jovens na Diocese de Setúbal terminou com a Missa, presidida pelo presidente da Fundação Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa, e a presença da cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

“O Papa quer que nós jovens, os jovens e os jovens há mais tempo, sejamos sonhadores, tenhamos a coragem de sonhar e é preciso sonhar perante as adversidades, e tantas que temos pela frente: do trabalho, da saúde, da economia, da guerra, da paz, aqui e lá longe perante tantas adversidades. Só pelo sonho seremos capazes de mudar a vida.”

D. Américo Aguiar disse aos jovens que “não chega sonhar, é preciso lutar pelos sonhos”, se assim não fosse, quem inventou a roda e não tivesse sonhado e lutado por isso, “não havia nada que tivesse a ver com a roda”.

Com o Cristo Rei à sua frente, o presidente da Fundação JMJ Lisboa 203 incentivou os jovens a terem “como exemplo e testemunho” Cristo de braços abertos: “É isso que quereremos como exemplo e testemunho para nós. Que sejamos homens e mulheres, jovens, de braços abertos”.

“É isso que a juventude do mundo inteiro espera de Portugal, e dos portugueses para a jornada. Que sejamos um povo de braços abertos para acolher a todos, para acolhermos como se cada um de nós fosse e é o rosto de Cristo vivo, porque é isso que a Jornada Mundial da Juventude foi, é, e será: Um encontro com Cristo vivo, mas só será possível se cada um se disponibilizar a ser rosto de Cristo para os outros.”

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro pessoal de cada jovem com Jesus Cristo e um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário.

Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja. A JMJ tem se evidenciado como um laboratório de fé, um lugar de nascimento de vocações ao matrimónio e à vida Consagrada e um instrumento de evangelização e transformação da Igreja.

Instituída pelo Papa São João Paulo II em 1985, acontece todos os anos a nível diocesano, até agora por altura do Domingo de Ramos e a partir de 2021 no Domingo de Cristo Rei. A cada dois, três ou quatro anos ocorre um encontro internacional, numa cidade escolhida pelo Papa. A JMJ Lisboa 2023 será o 16º encontro internacional.

Departamento de Juventude da Diocese de Setúbal

20 de Dezembro de 2022