CNE: Escuteiros partilham a Luz da Paz de Belém pela Diocese de Setúbal

20221214-cne-luz-paz-belem-01

A Igreja Paroquial de Santo André, no Barreiro acolheu na quarta feira, dia 14, a celebração eucarística com a entrega da Luz da Paz de Belém.

Numa iniciativa da Junta Regional de Setúbal, os agrupamentos do Corpo Nacional de Escutas (CNE) compareceram para se tornarem mensageiros desta “Boa Nova” que anuncia o Natal.

Uma luz que “não é para guardar em casa”, ou ficar na sede dos agrupamentos, mas que deve “fazer caminho” ao encontro dos que mais precisam. Essa é, para a Chefe Regional, a missão de cada escuteiro. É também uma “centralidade” na vida agitada que vivemos, “olhar esta luz, obriga-nos a olhar para o presépio que é onde tudo acontece” disse Ana Margarida Chagas.

A dirigente responsável pelo escutismo católico na Diocese de Setúbal acrescentou que este é também um gesto que implica a responsabilidade de “levar a luz àqueles que, se não formos nós a levar, ela não chegará” lembrou, perante a quase totalidade dos agrupamentos de escuteiros que se fizeram representar nesta partilha da luz.

O presidente da celebração, Padre José Lobato convidou cada escuteiro a ser “um missionário de Cristo”, mas para isso, é preciso “deixar-se moldar pela força deste fogo” que está na luz de Belém. Consciente de que a juventude é um tempo propício à dúvida, o Administrador diocesano lembrou que ela é também ocasião de crescimento para cada escuteiro, “o importante é sair da dúvida” e o escutismo é para isso uma ferramenta importante, reconheceu.

No final da celebração, a luz foi multiplicada nas numerosas lanternas presentes e levada pelos escuteiros que, na noite, a levaram ao encontro de cada agrupamento e de cada comunidade onde serão organizados momentos locais de partilha.

Desta celebração partiu também uma lanterna para a Ilha de S. Miguel nos Açores. O pároco de Povoação, Padre André Resendes, aproveitou o momento para se tornar também mensageiro desta luz que assim chegará àquela ilha do arquipélago Açoreano.

A Luz da Paz de Belém é uma iniciativa que começou em 1986, pela ‘Austrian Broadcasting Company’, como parte de uma atividade de caridade para crianças em dificuldades na Áustria e em países vizinhos. Desde 1989, tem mobilizado Escuteiros e Guias de inúmeros países, entre eles, o CNE que todos os anos promove uma cerimónia nacional de partilha da luz. Este ano aconteceu em Fátima no domingo dia 11, partilhada a partir do Santuário de Fátima por D. José Ornelas.

Corpo Nacional de Escutas – Região de Setúbal

21 de Dezembro de 2022