comprehensive-camels

São Sebastião: Paróquia recebeu concerto de Natal com o Coro de Santo Amaro de Oeiras

20221222-sao-sebastiao-concerto-natal-02

De novo se encheu a Igreja de S. Sebastião, desta vez para o Concerto de Natal com o magnífico Coro de Santo Amaro de Oeiras, acompanhado ao piano por António Laertes.

Deram os Amigos da Paróquia uma palavra de agradecimento a todos os presentes, representantes públicos e institucionais, bem como aos paroquianos. Agradeceram assim à Câmara Municipal de Setúbal, representada pela sua Vice-Presidente, Dra. Carla Guerreiro e ao Vice-Presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Dr. Luís Matos, aproveitando aqui para também agradecer à Junta de Freguesia de Santo Amaro de Oeiras pelo apoio ao Coral, nomeadamente na cedência do autocarro que transportou os coralistas de Oeiras a Setúbal e claro e fundamental, os agradecimentos muito especiais ao Coro de Santo Amaro de Oeiras. Desde logo ao seu Director, Dr. Ricardo Augusto, à Maestrina Maria Repas Gonçalves, ao pianista António Laertes e claro aos coralistas, sem os quais não haveria espectáculo. Estas iniciativas culturais servem para recuperar o património da Igreja e levar a sua Arte para o exterior e é assim que também o Coro de Santo Amaro de Oeiras e com muita mestria tem levado a sua bela música a todo o país, sendo um coro sobejamente conhecido de todos, mas que com muita humildade, o seu Director o denomina apenas como um coro amador.

Deixaram-se umas breves notas acerca deste magnífico grupo, apesar de na folha de sala estar a descrição biográfica de todos. O Coro de Santo Amaro de Oeiras foi fundado a 5 de Outubro de 1960 pelo Maestro César Batalha. Tem no seu historial um vasto número de concertos ao vivo realizados por todo o país, mas também pelas ilhas e estrangeiro, nomeadamente uma digressão por França. Tem tido vários programas na televisão, na rádio, gravações em disco, música para cinema, teatro e participações em festivais, participação em campanhas, caso de cancro, do Pirilampo Mágico, desde 2015 tem sido presença assídua na Vigíla Pela Paz – 10 Milhões de Estrelas, promovido pela Cáritas Portuguesa, no Natal de 2016 colabora com a Missão Sorriso através da gravação do tema Jingle Bells, tudo isto entre tantas outras actividades.

Em 1980 foi-lhe atribuído o troféu do Melhor Coro do Ano pela revista Nova Gente.

Em 1981 recebeu a Medalha de Mérito Artístico da Câmara Municipal de Oeiras.

Em 1984 a Casa da Imprensa de Lisboa distinguiu-o com o Prémio de Popularidade.

Em 1991 foi agraciado com a Medalha de Agradecimento da Cruz Vermelha Portuguesa.

Em 1997 a Ordem Soberana e Militar de Malta atribuiu-lhe o seu Diploma de Agradecimento.

Desde 1976, tem vindo a ramificar a sua actividade. Nesse ano, por iniciativa do Maestro César Batalha, nasce o Coro Infantil de Santo Amaro de Oeiras.

Em 1990, fundou o grupo MaisMúsica.

Em 2014 fundou o Centro de Estudos Musicais.

Em 2016 comemora o seu 55º aniversário com a Gala Césares, onde foram atribuídos 10 prémios César nas mais variadas categorias. Nos últimos anos tem participado em diversos encontros de coros com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.

Desde 2014, o Coro de Santo Amaro de Oeiras e o agrupamento Mais Música, são dirigidos pela Maestrina Maria Repas Gonçalves.

Especialista na interpretação de Música Antiga, é membro de vários grupos com os quais participou em centenas de festivais, recitais e concertos em Portugal e no estrangeiro e programas para a Rádio e Televisão. Interpretou também autores contemporâneos tendo estreado obras de autores portugueses e interpretado Óperas Barrocas e Contemporâneas. Gravou doze CDs de Música Antiga, Contemporânea e Ópera Barroca Portuguesa.

António Laertes Em 2008 criou o Grupo de Música Contemporânea do Conservatório Regional de Setúbal, para o qual compõe regularmente. É aí professor desde 1998 e pianista acompanhador na Academia de Música de Lisboa desde 2000 e no Coro de Santo Amaro de Oeiras desde 2015. É organista da Sé Catedral de Setúbal.

Ligado à organização do Festival de Música de Setúbal, foi entre 2015 e 2018 presidente da Direcção da A7M e desde 2019 é Assistente do Director Artístico.

Ao longo de uma hora, ficou toda a assistência suspensa de um repertório de músicas de Natal excelentemente interpretadas, sob a direcção da Maestrina Maria Repas Gonçalves. Houve ainda o acompanhamento ao piano e órgão de tubos pelo pianista António Laertes, que juntamente com um carrilhão, fizeram a combinação perfeita para uma noite mágica. As pessoas aplaudiram de pé e o Coral retribuiu com um encore, desejando a todos “Um Bom Natal”.

Ofereceram os Amigos da Paróquia e a Junta de Freguesia, respectivamente serigrafias de S. Sebastião e uns vinhos da terra e retribuiu o Coro de Santo Amaro de Oeiras, com um prato pintado com uma icónica paisagem de Oeiras e que deu origem ao logotipo do Coral.

Fizeram-se os votos de um Feliz Natal a todos, levando muitos na alma o calor de um tão caloroso concerto.

Os Amigos da Paróquia de São Sebastião

Partilhe nas redes sociais!
22 de Dezembro de 2022