Comunicado: Esclarecimento sobre ausência de resposta do Administrador Diocesano de Setúbal à Comissão Independente

20220805-Comunicado

Face às notícias que têm sido veiculadas, referindo-se à ausência ou recusa de resposta do Administrador Diocesano de Setúbal à Comissão Independente, a Diocese de Setúbal esclarece que o atual Administrador Diocesano, Padre José Lobato, nunca recebeu, para a realização de uma entrevista, qualquer contacto da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa.

De acordo com o Relatório Final (páginas 119 e 120), o primeiro convite da Comissão Independente aos responsáveis diocesanos para uma reunião foi lançado a 25 de fevereiro de 2022 e o segundo a 17 de março do mesmo ano, datas que coincidiram, na Diocese de Setúbal, com a mudança de D. José Ornelas para a Diocese de Leiria-Fátima.

D. José Ornelas foi Bispo de Setúbal até 28 de janeiro, data em que foi nomeado Bispo de Leiria-Fátima. A partir desse momento e até à sua tomada de posse, a 13 de março, na Diocese para a qual tinha sido nomeado, governou interinamente a Diocese de Setúbal, tendo recebido os dois convites da Comissão Independente: um na qualidade de Administrador Diocesano de Setúbal (em fevereiro) e outro na qualidade de Bispo de Leiria-Fátima (em março). D. José Ornelas respondeu à entrevista da Comissão Independente, já na qualidade de Bispo de Leiria-Fátima.

O Padre José Lobato foi eleito Administrador Diocesano de Setúbal a 14 de março.

Falando com Ana Nunes de Almeida, membro da Comissão Independente, concluiu-se que houve certamente uma falha de comunicação neste tempo de transição, afirmando a socióloga não ter havido qualquer indício de recusa do Padre José Lobato em ser entrevistado.

Situação diferente é a referente aos Arquivos Diocesanos. Nesse caso, os contactos do Grupo de Investigação dos Arquivos Eclesiásticos Diocesanos foram já feitos com o Padre José Lobato, que recebeu o grupo de historiadores em Setúbal, por duas vezes, abrindo totalmente os arquivos para que pudessem levar a cabo o seu trabalho.

Padre José Lobato é o novo Administrador Diocesano

Diocese de Setúbal em “Sede Vacante”: Perguntas e respostas