Azeitão: Ensinar e aprender o Amor no Dia Mundial do Doente

20230211-azeitao-dia-mundial-doente-02

As Paróquias de Azeitão assinalaram, no passado dia 11 de fevereiro, o Dia Mundial do Doente com a celebração da Eucaristia e Unção dos doentes. Os paroquianos Maria Teresa Luz Clara e Gonçalo Costa Andrade partilham a forma com o dia foi vivido.

No Dia Mundial do Doente, 11 de Fevereiro, foi celebrada a Santa Missa, com a administração do sacramento da Unção dos Doentes, na Igreja de São Simão em Azeitão. Esta celebração foi preparada em estreita colaboração com a Pastoral da Saúde e diversas instituições integradas no território de Azeitão, tais como o Sénior Care e o Serviço de Apoio Domiciliário da Santa Casa da Misericórdia de Azeitão, os Lares Jardins D’Arrábida e Recantos D’Azeitão, bem como com a participação de vários grupos e movimentos da nossa Paróquia, incluindo o Grupo Sócio Caritativo e a participação expressiva de todos os grupos de Catequese.

Foi uma Missa muito participada pelos mais idosos e doentes, que se deslocaram á igreja com os seus familiares ou com a ajuda de voluntários coordenados pelos vários grupos e instituições que participaram, enchendo a Igreja de São Simão e criando um ambiente de comunidade visível no rosto de quem pôde estar presente e participar.

A Eucaristia foi concelebrada pelo Padre José Manuel Teixeira de Abreu e pelo Padre Ivan Petliak, tendo contado também com a participação do Diácono Jonas Cardoso. A celebração foi animada pelas diversas crianças e jovens da Catequese que colaboraram no coro e que entregaram flores e desenhos que tinham preparado nos seus grupos. No final da Missa houve a distribuição de bolos e chá quente no adro da igreja aconchegando os participantes no final da manhã, devido ao frio que se fazia sentir.

No início da celebração foi lida a mensagem do Papa Francisco para este dia, que nos recordou que a doença faz parte da nossa experiência humana, mas que se pode tornar desumana se for vivida no isolamento e no abandono. Que a sociedade em que vivemos teme a vulnerabilidade e que nela não há espaço para a fragilidade. Que por isso, como Igreja, temos de nos confrontar com o exemplo evangélico do bom samaritano, para fazer face à nossa fragilidade e vulnerabilidade. Não nos esqueçamos que todos temos necessidade daquela atenção compassiva que sabe deter-se e aproximar-se, que sabe cuidar e levantar.

Como tal, esta celebração do Dia do Doente foi a face mais visível da resposta das Paróquias de Azeitão à missão de levar conforto ao coração dos mais idosos e doentes, mostrando que é possível fazer pontes e quebrar a indiferença de quem, como diz o Papa Francisco, por vezes avança na vida como se não tivesse irmãos e irmãs.

Esta partilha foi uma forma de ensinar e aprender o amor.

Maria Teresa Luz Clara e Gonçalo Costa Andrade, Paróquias de Azeitão

17 de Fevereiro de 2023