“Hoje, com Maria, no Caminho da Cruz”, foi o tema escolhido pelo Departamento da Juventude de Setúbal para mais uma edição da Via Sacra Jovem deste ano. No próximo dia 24 de Fevereiro, pelas 21h15, os jovens da Diocese serão mais uma vez convidados a refletir e rezar o caminho doloroso de Jesus, desta vez à luz de notícias da atualidade.
Juntos, num percurso que terá início no Parque da Vila, na Quinta do Conde e culminará na Igreja de N.ª Sr.ª da Esperança, iremos de mão dada com Maria, percorrer as catorze estações da Paixão de Cristo, olhar o concreto do nosso quotidiano, através da leitura e encenação de notícias atuais, de situações que embora não se passem connosco, nos sensibilizam tanto e se tornam tão próximas.
Através da encenação, catorze grupos de jovens ajudar-nos-ão meditar sobre as situações dolorosas da nossa atualidade, que podem ser vistos com um olhar transformado(r) à luz do mistério da Paixão de Jesus, que tantas vezes precisamos para viver com mais confiança as dificuldades e desafios que a vida nos traz. A animação musical ficará a cargo do Coro Juvenil do Pinhal Novo.
Imbuídos desta vivência quaresmal e com a JMJ Lisboa 2023 à porta, os jovens das sete vigararias são também convidados a carregar ao longo de todo o percurso a réplica da Cruz Peregrina da JMJ entregue à nossa Diocese: “Levai-a pelo mundo, como sinal do amor de Jesus pela Humanidade e anunciai a todos que só em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção”, relembra-nos João Paulo II.
Marca já na tua agenda, esperamos por ti!
Departamento de Juventude da Diocese de Setúbal