O XXVIIº Dia Mundial da Vida Consagrada, celebrado a 2 de fevereiro, na Festa da Apresentação de Jesus no Templo, teve como tema: “Irmãs e irmãos para a missão”, tema que destaca “a centralidade da missão” na Vida Consagrada.
Este dia foi preparado com a Semana do Consagrado (25 de janeiro a 02 de fevereiro), em que sob o tema “Peregrinos da Esperança”, os consagrados foram convidados a levantar-se apressadamente para ir ao encontro dos outros como refere o lema das JMJ 2023 e a convocação para o Jubileu de 2025.
Na sua mensagem habitual para este dia, o Papa Francisco refere que:
“O dia será uma ocasião para agradecer ao Senhor pelo dom da vida consagrada e para rezar pelo Santo Padre Francisco que estará na República Democrática do Congo e no Sudão do Sul onde tantos consagrados e as mulheres cumprem sua missão em contextos de pobreza e marginalização social”.
“No Povo de Deus, enviado a levar o Evangelho a todos os homens, vós, consagrados, tendes um papel especial, que vem do dom particular que receberam: um dom que confere ao vosso testemunho um carácter e um valor especiais, pelo facto de vós serdes totalmente dedicados a Deus e ao seu Reino, na pobreza, virgindade e obediência. Se na Igreja cada um é uma missão, cada um e cada uma de vós o é com uma graça especial como pessoa consagrada”, escreve ainda o Papa.
Foi também neste sentido de fraternidade e alegria que as várias comunidades de Vida Consagrada presentes na Diocese de Setúbal se reuniram no final do dia 2, na Casa de Sant’Ana, para juntos darmos graças pelo dom de cada vocação, carisma e missão. Na Eucaristia presidida pelo Padre José Lobato, nosso Administrador Diocesano, celebrámos também a fidelidade de Deus na vida das nossas irmãs jubilares (25, 50 e 65 anos de vida consagrada).
Diz-nos o Papa Francisco: “Todos os carismas são para a missão, e o são com a incalculável riqueza da sua variedade, para que a Igreja possa testemunhar e anunciar o Evangelho a todos e em todas as situações”.
Unidos aos mais de 100 irmãos e irmãs que na nossa diocese entregam a vida ao serviço do Evangelho, agradecemos tudo o bem que fazem, mas sobretudo o dom precioso que são para a vida da Igreja e do mundo. “Que a Virgem Maria nos obtenha a graça de que a nossa vida de consagrados seja sempre festa do encontro com Cristo, e assim, como ela, poderemos levar a todos a luz de seu amor: a sua luz, não a nossa!”
Ir. Carla Barbosa, pm – Presidente da CIRP Regional de Setúbal