Matrimónio: Centros de Preparação da Diocese de Setúbal participaram no 53º Encontro-Peregrinação Nacional

20230310-encontro-peregrinacao-nacional-cpm (1)

No passado fim-de-semana, 4 e 5 de março, realizou-se em Fátima o 53º Encontro Peregrinação Nacional do Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM), que teve como tema o documento do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida “Itinerários Catecumenais para Vida Matrimonial – Que desafios para a Igreja?”.

Este Encontro-Peregrinação foi uma oportunidade de aprofundamento espiritual, de partilha, de reflexão, oração e celebração, de casais CPM e de famílias unidas na mesma missão de preparação de Casais de Noivos, para o Sacramento do Matrimónio. Estiveram presentes cerca de 500 participantes.

A Diocese de Setúbal esteve representada pelos Centros CPM da Cova da Piedade/Almada, Seixal, Barreiro e Montijo, com um total de 52 participantes adultos, 25 crianças e jovens, o Assistente do Centro do Seixal e o Assistente Diocesano, Padre Nuno Pacheco, SCJ.

O Encontro decorreu no Centro Pastoral Paulo VI, presidido por D. Virgílio Antunes (Bispo de Coimbra), tendo-se iniciado com a saudação a Nossa Senhora, e apresentação do Programa por parte do Casal da Direção Nacional, Susana Magalhães e Nuno Azenha, seguindo-se a apresentação sumária de “Itinerários Catecumenais para a Vida Matrimonial”.

Do programa de sábado destacamos as intervenções dos conferencistas Prof. Dimas Pedrinho (Secretariado Nacional da Educação Cristã), Pe. Filipe Diniz (Departamento Nacional de Pastoral Juvenil), tendo como moderador o jornalista Ricardo Perna. Refletiram sobre “Preparação remota”.

A segunda mesa redonda contou com a participação do Padre Vasco Pinto Magalhães (Companhia de Jesus), do casal Marisa Silva e Paulo Oliveira (CPM) e do casal Ana Luísa Pereira e Ruben Alves (testemunho de casal recém-casado), também com moderação de Ricardo Perna, sobre “Preparação próxima/imediata”.

O primeiro dia terminou com a Recitação do Terço na Capelinha das Aparições e um serão cultural no Auditório do Centro Paulo VI.

Na manhã de domingo a peregrinação prosseguiu, com o tema: “Acompanhamento de casais novos”, com o casal Isabel e Francisco Pombas (Departamento Nacional de Pastoral Familiar) e o casal Teresa e Rui Martins (CPM da Paróquia de Nossa Senhora Da Areosa).

A síntese e palavra final foi de D. Virgílio Antunes (Bispo de Coimbra), começando por dizer que a Igreja é constituída por famílias e as vocações estão nas famílias: “A Pastoral da Igreja tem que estar centrada na família com todas as suas componentes … é preciso ter o sentido da globalidade da pessoa e dos noivos, num caminho catecumenal de preparação, que vai para além da celebração do Matrimónio, que é para o percurso de toda a vida conjugal e familiar”. A concretização do documento “Itinerários Catecumenais para Vida Matrimonial” precisa de ter a atenção e o esforço dos Bispos, Sacerdotes e Agentes Pastorais das Dioceses, traçando objetivos na sua dimensão de globalidade e espiritualidade.

No final as crianças e jovens com as educadoras, tiveram oportunidade de partilhar as atividades que realizaram durante o encontro. Encerrámos com a Celebração Eucarística na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. Virgílio Antunes e concelebrada pelos assistentes do CPM.

Maria Rosário e Paulo Alves (Casal Presidente CPM-Diocese Setúbal)

10 de Março de 2023