Em tempo de balanço do Ano Pastoral 2022/2023, a Direção do CPM – Centro de Preparação para o Matrimónio da Diocese de Setúbal, faz uma avaliação positiva da sua atividade e missão.
Os cinco centros de CPM na Diocese de Setúbal: Barreiro, Cova da Piedade, Montijo, Seixal e a recém constituída equipa de Sesimbra, prepararam para o Sacramento do Matrimónio um total de 226 pares de noivos, tendo as suas Equipas CPM, realizado um total de 11 Encontros CPM, com várias sessões de partilha e reflexão, seguindo os temas do livro e guia de diálogo “Caminhada em Matrimónio – um guia para noivos e famílias”, sempre com a partilha do testemunho de vida dos Casais das Equipas CPM e da intervenção dos párocos assistentes.
Foi com entusiasmo que os noivos participaram nas sessões da sua preparação para o Sacramento do Matrimónio, tendo na sua maioria manifestado que a preparação CPM foi uma agradável surpresa e que levam testemunhos de vida e partilha para a vida de casal e família na vivência do Matrimónio com Cristo.
- CPM Sesimbra
- CPM Seixal
- CPM Montijo
- CPM Cova da Piedade
- CPM Barreiro
- CPM Barreiro
De salientar ainda, que no fim-de-semana de 4 e 5 de março, realizou-se em Fátima o 53º Encontro-Peregrinação Nacional do CPM, que teve como tema, o documento do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida “Itinerários Catecumenais para Vida Matrimonial – Que desafios para a Igreja?”, tendo a Diocese de Setúbal estado representada, pelos Centros CPM da Cova da Piedade/Almada, Seixal, Barreiro e Montijo, com um total de 52 participantes adultos, 25 crianças e jovens, o Assistente do Centro do Seixal e o Assistente Diocesano, Padre Nuno Pacheco, SCJ.
Este Encontro-Peregrinação foi uma oportunidade de aprofundamento espiritual, de partilha, de reflexão, oração e celebração, de casais CPM e de famílias unidas na mesma missão de preparação de Casais de Noivos, para o Sacramento do Matrimónio.
Em março, os órgãos sociais do CPM e o Assistente Diocesano, realizaram também a Assembleia Geral Diocesana no Centro do Montijo, onde foram apresentadas e aprovadas as contas do ano 2022 e feita a partilha das atividades dos Centros da Diocese (Barreiro, Cova da Piedade, Montijo e Seixal).
Agradecemos a todos os casais animadores dos Centros CPM – Setúbal, assistentes espirituais e assistente diocesano, o seu contributo, empenho e elevada generosidade, com que desempenharam a sua função, ao serviço da Igreja de Jesus Cristo e dos noivos, na preparação para o Sacramento do Matrimónio.
Louvamos ao Senhor, nesta nossa missão evangelizadora e de testemunho do amor de Deus, junto dos casais de noivos que pela Bênção do “Sim” do Matrimónio, assumem o compromisso de viverem com Jesus Cristo uma vida plena de fé e fecunda, tendo como modelo a Sagrada Família de Nazaré e fazendo caminho para se tornarem autênticas igrejas domésticas.
Maria do Rosário e Paulo Alves (Casal Presidente do CPM-Setúbal)