A Diocese de Setúbal recebeu do Vaticano, na manhã deste dia 21 de setembro, festa do apóstolo São Mateus, através da Nunciatura Apostólica, um documento assinado pelo Papa Francisco nomeando D. Américo Manuel Alves Aguiar como Bispo de Setúbal.
Este acontecimento traz-nos à memória os três Bispos por muitos de nós aqui anteriormente recebidos desde 1975: D. Manuel Martins, D. Gilberto dos Reis, D. José Ornelas. Tal como eles, e diferente de cada um deles, D. Américo traz consigo, na originalidade da sua personalidade, a mesma compaixão de Cristo bom pastor, a mesma capacidade de ser fonte de unidade, o mesmo dinamismo apostólico de conduzir o povo de Deus na reconciliação, na misericórdia, na construção do mundo justo e pacífico.
Àqueles que há longos meses – incluindo não cristãos – têm perguntado “quando temos bispo?” posso hoje responder com alegria, uma alegria semelhante à de João Batista: “Ele está no meio de nós!”.
Sim, ele vem em nome de Cristo, para continuar a missão dos Apóstolos.
Ele vem para continuar percursos, nem sempre fáceis, iniciados e percorridos com esperança e com dor pelos seus antecessores e por este “bom povo de Setúbal”, como nos chamava o nosso 1º Bispo.
Ele irá continuar a traçar e a abrir novos caminhos connosco, este “bom povo” que D. Américo vai conhecer e também amar.
Setúbal, 21 de setembro de 2023
Padre José João Aires Lobato, Administrador Diocesano