O Bispo de Setúbal presidiu à sua primeira celebração de Crisma na diocese. Vinte e um crismandos da Paróquia de São Sebastião, entre jovens e adultos, receberam o Sacramento da Confirmação.
As celebrações iniciaram com uma noite de vigília no sábado, 11 de novembro, na qual esteve presente a réplica diocesana da cruz da Jornada Mundial da Juventude. Os 21 crismandos prepararam-se para receber o Dom do Espírito Santo, em noite de oração.
No domingo, 12 de novembro, a comunidade reuniu-se com o seu pároco e vigário paroquial, para receber o novo Bispo. No adro da igreja, os crismandos receberam D. Américo Aguiar, quem com a sua simpatia foi ajudando a dissipar os nervos daqueles que iam ser os primeiros crismados do Cardeal enquanto Bispo de Setúbal.
Fotos: Vitor Cardoso
Foi precisamente agarrando nesta nota, que o prelado disse que este grupo podia ser a “sua glória ou a sua desgraça”, porque quando se perguntasse onde está o primeiro grupos de crismados logo se avaliaria a eficácia do trabalho pastoral.
Assim, os 21 jovens e adultos receberam o Espírito Santo, confirmando a sua fé. No fim da celebração, o Bispo de Setúbal ofereceu à Paróquia a mitra que usou na celebração como memória destes seus primeiros crismas, e como ligação a esta igreja que lhe lembra a igreja da sua terra natal, também essa dedicada a São Sebastião.
A Paróquia, agradecida, ofereceu a Sua Eminência uma coleção de oito garrafas de vinho, para assinalar este dia tão feliz.
Fotos: Vitor Cardoso
Júlia Morgado, José Azadinho e Carlos Mário Alves
Fotos: Vitor Cardoso