Palhais/Santo António: D. Américo Aguiar marcou presença em “Noite XLT”

Foi “uma celebração de fé e comunhão”, na noite de 7 de dezembro, quinta-feira, na igreja de Santo António da Charneca.

Este encontro destacou-se como um evento de profundo significado espiritual, combinando música, testemunho e Adoração Eucarística. A XLT, abreviatura de “Exalt”, proporcionou um ambiente único para a vivência da fé em comunidade.

O Cardeal D. Américo Aguiar, convidado especial da noite, partilhou um testemunho emocionante, destacando a singularidade de cada indivíduo aos olhos de Deus. “Cada um de nós é uma obra-prima de Deus,” afirmou o Bispo de Setúbal, encorajando os jovens a valorizarem a sua autenticidade e individualidade.

A Adoração Eucarística, coração da XLT, foi um momento de profunda reverência e contemplação. Enaltecida por cânticos espirituais profundamente tocantes e preparados pelos jovens, foi um momento para a ligação a Deus e à Comunidade.

A frase do Cardeal, “estamos aqui porque Cristo nos convocou” resumiu a essência da noite – um encontro na presença de Cristo com várias gerações presentes. D. Américo também refletiu sobre os desafios da era digital, observando que “no mundo em que vivemos, muito digital, a malta nova passa horas e horas e dias com o dedo nos ecrãs a comunicar, a comunicar para longe, porque os amigos do digital não cheiram mal, não falam alto, não são inconvenientes, não são melgas, não têm perfumes rasca; enquanto que os amigos de carne e osso têm estas coisas todas e por isso é que são especiais e por isso é que são únicos e por isso é que gostamos deles e gostamos uns dos outros: por causa disso tudo.”

A XLT também ressaltou a importância da comunidade e da partilha de experiências de fé. “A comunidade cristã constrói-se porque vamo-nos conhecendo uns aos outros, vamos criando laços de amizade, de fraternidade, de comunidade uns com os outros e fazemos isso com um cimento, com alguma coisa que cola, que atrai e que é Cristo, é Cristo vivo,” disse o Cardeal.

Encerrando a noite, D. Américo Aguiar deixou uma mensagem de esperança e encorajamento, reforçando a importância da fé no dia-a-dia e a necessidade de viver uma vida autêntica, verdadeiramente inspirada pelo amor de Deus.

A noite XLT revelou-se uma experiência forte para muitos jovens, reafirmando a vitalidade e profundidade da fé católica na geração mais jovem e destacando a importância da adoração e da vida comunitária na prática da fé.

A XLT pode ser revista na íntegra aqui.

Paróquia de Palhais/Santo António

11 de Dezembro de 2023