comprehensive-camels

Formação do Clero: Dioceses do sul reúnem clero em jornadas de formação em Albufeira

20240108-atualizacao-do-clero-2

As Dioceses do Algarve, de Beja, de Évora e de Setúbal vão reunir o seu clero em jornadas de atualização, com o tema ‘Presbíteros, «à imagem e semelhança» do Bom Pastor’, de 15 a 19 de janeiro, em Albufeira.

As jornadas de formação vão reunir os bispos das quatro dioceses do sul, os padres e diáconos, e alguns seminaristas em final de formação, para além do núncio apostólico (embaixador da Santa Sé) em Portugal, D. Ivo Scapolo, informa o jornal ‘Folha do Domingo’, da Diocese do Algarve.

O encontro de atualização, organizado pela 17ª vez pelo Instituto Superior de Teologia de Évora (ISTE), começa pelas 15h30, no próximo dia 15, com a sessão de abertura, seguida da reflexão ‘O panorama das Vocações Sacerdotais na Igreja Católica. Mudanças e Desafios’, pelo arcebispo coadjutor de Mérida-Badajoz (Espanha), D. José Rodriguez Carballo, da Ordem dos Frades Menores.

O bispo franciscano, secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica (Santa Sé), vai refletir também sobre o tema ’Perfil do Presbítero para o Século XXI, que a Igreja e o Mundo esperam’, no dia seguinte.

O dia 16 de janeiro conta ainda com as intervenções de Francisco Machado, professor do ISTE, sobre ‘As qualidades humanas do pastor’, e do padre Juan Cuesta, reitor do Seminário de Segóvia (Espanha), que apresenta ‘O pastor: homem de fé enraizado em Deus’.

No terceiro dia de jornadas de atualização, o clero das dioceses do sul de Portugal vai refletir sobre a ‘Importância da Liturgia na vida do pastor’ e sobre ‘Sagrada Escritura: identidade e missão do pastor’, respetivamente com o cónego Carlos de Aquino, professor do ISTE e sacerdote da Diocese do Algarve, e com o padre Álvaro Pereira Delgado, professor da Faculdade de Teologia de Santo Isidoro de Sevilha;

Neste dia, vão participar também o padre Francisco García, da Diocese de Zamora e professor da Universidade Pontifícia de Salamanca (Espanha), com ‘A formação teológica/intelectual do pastor”, e D. José Alves, arcebispo emérito de Évora, apresenta ‘A vida pastoral: pastor ou gestor? Servidor ou senhor?’.

Para os dois últimos dias de formação, 18 e 19 de janeiro, foram convidados o padre Joaquim Teixeira, da Ordem dos Carmelitas Descalços, que vai refletir sobre ‘conselhos evangélicos’ da ‘Pobreza, castidade e obediência na vida do pastor’, e o bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, com o tema ‘A espiritualidade mariana na vida do Presbítero’.

O jornal ‘Folha do Domingo’ informa que para além das sessões de formação e diálogo, plenário, com os oradores, no Hotel Alísios, em Albufeira, e de celebração, do programa consta convívio e visita a locais de interesse na diocese algarvia.

Agência Ecclesia

Partilhe nas redes sociais!
08 de Janeiro de 2024