Juventude/VIVIT: Juventude de Setúbal vai dinamizar itinerário de aprofundamento da exortação apostólica Christus Vivit

20240117-juventude-itinerário-vivit (1)

(Re)ler, aprofundar e receber a “Cristo Vive”, do Papa Francisco, e reviver a esperança da JMJ Lisboa 2023 são os objetivos do itinerário VIVIT, a nova proposta do Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal.

Vivemos em 2023 uma experiência extraordinária e transformadora que marcou e marcará as nossas vidas nos próximos anos. A Jornada Mundial da Juventude abriu uma janela de esperança nas nossas comunidades que não queremos fechar!

Queremos que toda a pastoral juvenil viva essa esperança renovadora e, por isso, lançamos um desafio aos jovens da nossa Diocese: acolher a mensagem do nosso querido Papa Francisco numa das mais importantes cartas que lhes escreveu: Cristo Vive! Reler, aprofundar e “receber” esta exortação apostólica do Papa ajudar-nos-á a fazer frutificar as sementes abundantemente lançadas na Jornada Mundial da Juventude.

Começamos assim o Itinerário VIVIT. Nos próximos sete meses, até ao primeiro aniversário da JMJ Lisboa 2023, sugere-se que se faça uma “leitura diocesana” da Christus Vivit, aprofundando um capítulo em cada mês.

Todos os meses, o Departamento da Juventude enviará às paróquias uma proposta de aprofundamento que deverá ser aplicada localmente nos grupos de jovens, movimentos ou noutras realidades juvenis… Até mesmo pode ser vivida de forma individual!

Haverá também espaço para a partilha e o encontro. Cada um dos sete Conselhos Vicariais da Juventude da Diocese de Setúbal é desafiada a ler um capítulo da Exortação, preparar uma proposta de encontro sobre o capítulo que lhe foi designado e partilhá-la com os restantes jovens. Os grupos paroquiais ou os Conselhos Vicariais de Juventude escolhem dinamizar o encontro na sua vigararia ou juntarem-se ao encontro promovido pela vigararia dinamizadora.

Por fim, este encontro dará lugar a um testemunho-vídeo que será partilhado nas redes sociais do Departamento da Juventude.

Sintetizando, será esta a proposta do Itinerário VIVIT. Todos os meses, de janeiro a julho:

• É enviado aos animadores e disponibilizado nas redes sociais uma proposta de aprofundamento de um capítulo da Christus Vivit (preparado pelo Departamento da Juventude de Setúbal);
  • É realizado numa vigararia um encontro de jovens sobre esse mesmo tema (preparado pela vigararia e partilhado com as restantes);
  • É disponibilizado nas redes sociais um vídeo-testemunho de um jovem da vigararia que preparou o encontro desse mês, sobre o capítulo, respondendo à pergunta “Como é que Cristo vive na tua vida?”

Itinerário VIVIT

Mês

Tema/Capítulo da Christus Vivit

Vigararia responsável

Data do encontro dinamizado pela vigararia

Que diz a Palavra de Deus sobre os jovens?

Seixal

20 de janeiro

Jesus Cristo sempre jovem

Barreiro-Moita

23 de fevereiro             (Via Sacra Jovem)

Vós sóis o agora de Deus

Almada

O Grande Anúncio para todos os jovens

Caparica

Percursos de Juventude

Montijo

Jovens com Raízes

Setúbal

Vocação e Discernimento

Palmela-Sesimbra

Contamos convosco neste caminho?

O Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal

Propostas de aprofundamento