Renovamento Carismático Católico: Assembleia Diocesana refletiu sobre “Carismas em toda a Igreja”

20240214-renovamento-carismatico-catolico (4)

Realizou-se no passado dia 20 de janeiro de 2024, no Santuário de Cristo Rei em Almada, a Assembleia Diocesana anual do Renovamento Carismático Católico (RCC) da Diocese de Setúbal, com o tema “Carismas em toda a Igreja”, e que reuniu cerca de 150 pessoas.

O tema foi inspirado nas palavras do Papa Francisco que se dirigiu ao RCC de todo o mundo no dia 4 de novembro de 2023, num encontro sob o tema “Chamados, Transformados e Enviados” na Sala Paulo VI do Vaticano, de forma a fazer um balanço dos primeiros 5 anos de existência do serviço CHARIS, por ele criado em 2019, com o objetivo de renovar e por em comunhão todas as instâncias do RCC nos vários países.

Ora, atendendo a que durante os primeiros cinco anos, a vontade do Santo Padre ainda não encontrou eco, ou pelo menos desejo manifesto de a ela corresponder, por parte dos atuais responsáveis do RCC em Portugal, a presente Equipa de Serviço Diocesana de Setúbal achou por bem refletir na exortação do Papa Francisco, com o qual sempre se sentiu em plena comunhão, a propósito de uma das frases por ele proferidas: «promover o exercício dos carismas não só na Renovação Carismática Católica, mas também na Igreja toda».

Esta Assembleia Diocesana de 2024 foi animada pela Comunidade Canção Nova, uma das realidades carismáticas nascidas do RCC e que está presente, não só em Portugal, como também na Diocese de Setúbal, se bem que os irmãos que a vieram animar estejam presentemente em missão na Diocese de Évora. Assim, e após o habitual acolhimento e louvor de entrada, houve um primeiro ensinamento proferido pelo Padre Ademir Costa da Canção Nova, o qual também conduziu os momentos de adoração do Santíssimo exposto, com oração de cura e libertação, que se seguiram.

Fotos: Renovamento Carismático Católico

Após o almoço, houve novo ensinamento sobre a referida mensagem do Papa Francisco, desta vez proferido por outro elemento da Canção Nova, Paulo Azadinho, cuja mensagem também interpelou e agradou aos presentes.

Finalmente, e após um intervalo, houve o ponto alto do encontro com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Sr. Cardeal, D. Américo Aguiar, que tivemos a enorme alegria de acolher neste seu primeiro encontro com o RCC da Diocese de Setúbal. E na sua homilia, D. Américo referiu, a propósito do Evangelho e em sintonia com a mensagem do Santo Padre, que temos de nos disponibilizar a sair para  evangelizar a TODOS sem exceção.

No final da Eucaristia, o coordenador diocesano do RCC, Francisco Cercas, agradeceu a presença do Bispo, assim como a colaboração de todas as entidades que colaboraram e permitiram a realização deste encontro, tendo igualmente manifestado a D. Américo Aguiar, a disponibilidade do RCC desta Diocese para com ele colaborar nesta importante missão de renovar a Igreja em comunhão com todos e sob a ação do Espírito Santo.

Francisco Cercas, Coordenador Diocesano

24 de Janeiro de 2024