Diocese/Clero: D. Américo Aguiar constituiu o Conselho Presbiteral para o quinquénio 2024-2029

20240125-conselho-presbiteral (2)

O Bispo de Setúbal, Cardeal D. Américo Aguiar, formalizou esta quinta-feira, 25 de janeiro, Festa da Conversão de São Paulo, a constituição do novo Conselho de Presbíteros para o quinquénio 2024-2029.

Os membros do Conselho Presbiteral agora nomeados entram em funções na primeira reunião convocada a partir da data desta nomeação, por um período de cinco anos.

De acordo com os Estatutos do Conselho de Presbíteros da Diocese de Setúbal, o Conselho Presbiteral é o “senado do Bispo”, um órgão de consulta para questões relacionadas com o governo da diocese e a ação pastoral, assegurando a representação orgânica do Presbitério, na diversidade das funções, da distribuição geográfica e dos níveis etários. É, simultaneamente, “expressão da comunhão entre o Bispo e o seu Presbitério e dos Presbíteros entre si” e “instrumento de corresponsabilidade pastoral entre o ministério episcopal e o ministério presbiteral, organicamente associados pelo sacramento da Ordem”.

O Conselho de Presbíteros é constituído por membros natos, em função dos cargos que desempenham; membros eleitos que representam o presbitério nas diversas funções, áreas da diocese e idades e membros escolhidos pelo Bispo diocesano.

Leia, em seguida, o decreto do Bispo Diocesano.

Decreto de Constituição do Conselho Presbiteral

D. AMÉRICO, CARDEAL-PRESBÍTERO DA SANTA IGREJA ROMANA,

DO TÍTULO DE SANTO ANTÓNIO DE PÁDUA,

NA VIA MERULANA, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA,

BISPO DE SETÚBAL

Tendo tomado posse da Diocese de Setúbal, a 26 de outubro de 2023, e, tendo sido realizadas as eleições para os representantes dos Presbíteros da Diocese de Setúbal e designados os Presbíteros escolhidos pelo Bispo Diocesano, em conformidade com as normas do Direito Canónico, da Conferência Episcopal Portuguesa e dos Estatutos do Conselho de Presbíteros, para o quinquénio 2024-2029,

Constituo o Conselho Presbiteral da Diocese de Setúbal, com a seguinte composição:

Membros Natos:

•      Mons. José João Aires Lobato (Vigário Geral)
  •      Pe. Fernando Maio de Paiva (Vigário Geral)
  •      Pe. José Gil de Borja Pinheiro Ribeiro (Vigário Geral)
  •      Pe. Luís Miguel Matos Ferreira (Vigário Episcopal)
  •      Cón. Samuel Saúl Rodrigues (Vigário Judicial)
  •      Pe. David Tiago da Conceição Caldas (Ecónomo Diocesano)
  •      Pe. Rui Augusto Jardim Gouveia (Reitor do Seminário)

Membros Eleitos:

•     Pe. Carlos Filipe Lopes Ramos da Silva (Vigararia de Almada)
  •     Pe. Quintino Manuel Trinchete (Vigararia de Almada)
  •     Pe. João Luís de Oliveira Ferreira (Vigararia de Barreiro-Moita)
  •     Pe. Tiago Miguel Pinto Veloso (Vigararia de Barreiro-Moita)
  •     Pe. Afonso Mendes Pereira (Vigararia de Caparica)
  •     Pe. Silvério Fernando da Silva Rebelo (Vigararia de Montijo)
  •     Pe. Carlos Fernando Russo dos Santos (Vigararia de Palmela-Sesimbra)
  •     Pe. Rui Miguel Gomes Simão (Vigararia do Seixal) – Secretário
  •     Pe. Fernando Miguel Mendonça Alves (Vigararia do Seixal)
  •     Pe. Rui Miguel da Costa Álvares Rosmaninho (Vigararia de Setúbal)
  •     Pe. Casimiro Simão Abreu Henriques (Vigararia de Setúbal)
  •     Pe. Cláudio Miguel Tavares Rodrigues (Representante dos Presbíteros mais novos)

Membros Escolhidos pelo Bispo Diocesano:

•      Pe. Álvaro Artur Pinto do Lago, SDB (Pároco de S. José, Setúbal)
  •      Pe. Francisco José dos Santos Mendes (Pároco de Charneca da Caparica)
  •      Pe. Júlio Ferreira do Vale (Pároco da Comporta)

Os membros do Conselho Presbiteral da Diocese de Setúbal, agora nomeados, entram em funções, pelo período de cinco anos, na primeira reunião convocada, que terá lugar no dia 06 de março de 2024.

Dado em Setúbal, Cúria Diocesana, 25 de janeiro de 2024, Festa da Conversão do Apóstolo São Paulo.

† Cardeal Américo Aguiar, Bispo de Setúbal

Dr.ª Maria da Graça Pacheco, Chanceler