EMRC: Professores foram convidados a refletir sobre o amor em retiro quaresmal

20240224-emrc-retiro-professores (2)

No dia 24 de fevereiro, sábado da I Semana da Quaresma, 19 professores de Educação Moral e Religiosa Católica participaram no retiro anual, no Seminário dos Filhos da Caridade, Lavradio. O retiro, promovido pelo Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE), foi orientado pelo Padre José Luís Cotas Gonçalves.

Após a oração da manhã, o orientador do retiro levou os professores a refletir sobre a riqueza e a importância do amor, a maior aspiração do ser humano: amar e ser amado. A partir da carta de S. Paulo (I Cor, 13), foram convidados a descobrir o caminho do verdadeiro amor que ultrapassa tudo e que está acima de tudo, “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. Sendo Deus a fonte do amor, ama incondicionalmente cada um de nós, enviando o Seu próprio Filho, o qual nos deixou o grande desafio: amai-vos uns aos outros como Eu vos amei (João 13, 34).

Fotos: Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas

De seguida, os professores foram convidados a fazer silêncio e a refletir sobre a vivência do amor a Deus e ao próximo, não esquecendo a frase de São João da Cruz: “No entardecer da vida seremos julgados pelo amor”. Após esse tempo de silêncio e antes do almoço partilhado, seguiu-se um momento de partilha muito enriquecedora sobre as origens de cada um dos presentes e contextos da vivência do amor dedicado aos mais próximos.

De tarde, o Padre José Luís levou os participantes a compreender o significado e a importância do silêncio. Referiu-se ao silêncio de Deus, profundamente incómodo e, simultaneamente, sedutor, ao silêncio orante, para agradecer, louvar e conversar com Deus, ao silêncio sobre o essencial: silêncio sobre a morte, sobre Deus, sobre a vida eterna, ao silêncio de misericórdia. Em síntese, foram desafiados a encontrar Deus que se revela aos que O procuram e a sermos portadores de esperança do Deus Vivo que também se revela através do silêncio.

O retiro terminou com a Eucaristia. Os professores participantes sentiram-se agradecidos e melhor preparados para viver a Quaresma.

Rosa Maria Duarte Aragoa

29 de Fevereiro de 2024