comprehensive-camels

Matrimónio: A família atual e o acompanhamento de jovens casais em análise no Encontro Peregrinação Nacional do CPM

20240304-cpm-peregrinacao-nacional-cpm (4)

Os Centros de Preparação para o Matrimónio da Diocese de Setúbal participaram no último fim de semana no 54º Encontro Peregrinação Nacional do CPM a Fátima. O tema foi “Caminhar com a Família Jovem – Provocação ou Vocação CPM?”

A Diocese de Setúbal contou com a participação do casal da Direção CPM-Setúbal, Maria do Rosário e Paulo Alves, o Assistente Diocesano, Padre Nuno Pacheco, SCJ, e casais responsáveis e animadores, dos Centros CPM do Barreiro, Cova da Piedade, Seixal e Sesimbra, num total de 35 participantes adultos e 11 crianças e jovens. Estiveram presentes cerca de 500 participante das várias dioceses.

No Encontro-Peregrinação refletiu-se sobre a evolução sociológica da família atual e das oportunidades e dificuldades no acompanhamento dos casais nos primeiros anos de vida matrimonial por parte da Igreja. O ser oportunidade de encontro, saber escutar e acolher com humildade e caminhar em proximidade, foram os princípios propostos para a caminhada com a família jovem.

O encontro decorreu no Centro Pastoral Paulo VI, tendo o Assistente Nacional, Padre Paulo Jorge Rocha, iniciado com um momento de oração e saudação a Nossa Senhora e o Casal da Direção Nacional, Susana Magalhães e Nuno Azenha, feito a apresentação do programa.

Do programa destacou-se as intervenções de Margarida Franca, investigadora e colaboradora do Centro de Investigação em Teologia e Estudos da Religião da Universidade Católica Portuguesa, com dados estatísticos da evolução sociológica da família; e de Margarida Costa Duarte, psicóloga sistémica, mestre em intervenção familiar e comunitária que ajudou os presentes a refletir sobre “Desafios atuais dos recém-casados e oportunidades para prevenção de crise”.

O casal Patrícia Tavares  e André Caravela Machado (casados desde 2022 e pais desde Julho de 2023) que fizeram uma intervenção/partilha sobre “Impressões na primeira pessoa”. Levaram os participantes a refletir sobre a maternidade e parentalidade nos dias de hoje, a atenção e ajuda a casais em dificuldades e em crise e realçaram a importância da oração, a escuta e acolhimento, sublinhando a “arte de evangelizar” espalhando o amor e “tatuando” momentos no coração.

Fotos: CPM

O casal Jacinta e João Paiva (Membros da Comunidade de Vida Cristã – CVX) abordaram o tema: “Acompanhamento de jovens casais: dilemas, complexidade e oportunidades”, falando sobre a sede de valores nos jovens casais, sobre hospitalidade no acolhimento de proximidade, a humildade de saber escutar e a necessidade de fazer caminho em encontros de partilha e discernimento.

A síntese e palavra final foi de D. José Traquina, Bispo de Santarém e Membro da Comissão Episcopal de Laicado e Família, começando por agradecer o testemunho laical e testemunho dos casais, que num voluntariado discreto, é missão dos casais CPM nas diversas dioceses do país. Salientou a dimensão do testemunho coerente, que leva a pensar e a refletir os valores e a vida cristã, num caminho catecumenal de preparação, que vai para além da celebração do Matrimónio, é um percurso conjugal e familiar para a vida toda. 

O primeiro dia terminou com a Recitação do Terço na Capelinha das Aparições por casais de diversas Dioceses. O serão cultural no Auditório do Centro Paulo VI, contou com a brilhante atuação do Coro “Cânticus Camarae”.

O Encontro Peregrinação CPM, encerrou com a Celebração Eucarística na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. José Traquina, concelebrada pelo Assistente Nacional, Pe. Paulo Jorge Rocha e Assistente CPM-Setúbal, Pe. Nuno Pacheco.

“Damos Graças, louvamos e bendizemos ao Senhor, pelas maravilhas da vivência e comunhão coma Família CPM e Assistentes. Que na nossa missão CPM, sejamos empenhados e fecundos na preparação dos casais de noivos, para o Sacramento do Matrimónio e sua vivência ao longo da vida”, afirmou o casal de Direção CPM da Diocese de Setúbal.

Maria Rosário e Paulo Alves (Casal Direção CPM Diocese de Setúbal)/JM

Assembleia Geral Diocesana

Os Órgãos Sociais do CPM Diocese-Setúbal e os Responsáveis dos Centros CPM da Diocese , com o Assistente Diocesano, Pe. Nuno Pacheco, SCJ, reuniram em Assembleia Geral, na tarde do passado domingo, dia 3 de março em Fátima, com a seguinte ordem de trabalhos  que constava da Convocatória:

  • Ponto 1 – Aprovação da ata da Assembleia Geral de 19 de março de 2023;
  • Ponto 2 – Discussão, análise e aprovação do Relatório e Contas e do Relatório do Conselho Fiscal relativos ao exercício de 2023;
  • Ponto 3 – Partilha dos Centros
  • Ponto 4 – Informações sobre calendário de atividades para 2024.

Com a representação de quatro dos cinco Centros CPM presentes, deu-se início aos trabalhos com a oração inicial pelo Pe. Nuno Pacheco e foram aprovadas: a Ata, Relatório e Contas de 2023 e o Relatório do Conselho Fiscal, por unanimidade.

Os Responsáveis dos Centros, tiveram oportunidade de partilhar as atividades CPM, que desenvolvem ao longo do ano pastoral, com os Casais da Equipa, Casais de Noivos e Famílias.

 

A Direção fez referência ao uso da Plataforma CPM Portugal (http://www.cpm-portugal.pt/), como instrumento de trabalho, para a inscrição dos Casais Equipa e Casais de Noivos que fazem a sua Preparação para o Sacramento do Matrimónio nos Centros CPM, Avaliação e Relatórios dos encontros realizados.

Por fim, foi dada a informação sobre o calendário de atividades para o ano 2024, destacando a próxima data em que a Direção irá representar o CPM Diocese-Setubal, na Assembleia Geral Nacional do CPM, a realizar nos dias 13 e 14 de abril.

A Assembleia Geral, encerrou com o Pe. Nuno Pacheco, a dirigir a oração final, mas antes, houve lugar um agradecimento, por parte da Direção à Mesa da Assembleia, Responsáveis de Centros, Casais Animadores de Equipas e Assistentes Espirituais, pelo seu contributo, empenho e elevada generosidade, com que desempenham a sua função, ao serviço da igreja de Jesus Cristo e dos Casais de Noivos, na preparação para o Sacramento do Matrimónio.

Maria Rosário e Paulo Alves (Casal Direção CPM Diocese de Setúbal)

Partilhe nas redes sociais!
04 de Março de 2024