Catequese: Vigararia de Setúbal celebra a primeira ‘Jornada Vicarial de Adolescentes’

20240311-catequese-setubal-jornada-vicarial-de-adolescentes (2)

A primeira Jornada Vicarial de Adolescentes da Vigararia de Setúbal decorreu no sábado, dia 9 de março, iniciando logo de manhã e terminando à tarde. Embora a meteorologia não fosse propícia, encontrou-se uma solução interessante nos espaços do Cais 3, de forma que os cerca de 130 adolescentes e mais de 40 catequistas e animadores puderam celebrar a alegria do estar juntos e celebrar a Fé.

Orientou esta Jornada Vicarial o tema “Pelo sonho… vamos!” Encontrando o mote numa adaptação ao dito de Sebastião da Gama, proporcionou-se uma experiência de busca dos sonhos de Deus para cada um e, com isto, deixar-se desafiar pelo próprio Papa Francisco que tanto acarinha os mais jovens para que sejam construtores de sonhos. Um dia pleno de dinamismo e partilhas, bem como de muitas atividades realizadas.

O peddy paper misturou os adolescentes em grupos, enriquecendo a dinâmica do encontro com jovens de todas as paróquias e movimentos presentes. A Marta destacou isso mesmo, afirmando que “o dia foi muito bom, especialmente por ter oportunidade de conhecer novos colegas e fazer novos amigos de outras paróquias”.

Também o Luís comentava no final que “as dinâmicas dos postos foram interessantes e permitiram perceber como outros rapazes e raparigas que não conhecia percebem a sua Fé e como a vivem e pretendem viver”.

Fotos: Vigararia de Setúbal

A Jornada Vicarial de Adolescentes, sendo a primeira edição, deixou um certo gosto no ar por mais oportunidades como esta. Ou diferentes! A catequista Ana manifestava exatamente isto: “Estes adolescentes gostam de ter momentos destes. Necessitamos criar mais ofertas diferenciadas para que que eles possam perceber a Igreja onde vivem e fortalecer as suas vidas como bons cristãos.”

O dia concluiu com a Eucaristia, presidida pelo Pe. Álvaro Lago, Vigário Forâneo, e animada pelo Coro da Paróquia de Nª Srª da conceição, para além da participação ativa de muitos catequizandos e animandos das várias paróquias e movimentos. Este tempo de oração ofereceu uma ocasião muito bela para encontrar Jesus e reforçar o dom da Fé, ajudados pelo testemunho de todos as pessoas presentes. Impactante foi também o momento do ofertório em que alguns adolescentes entregaram no altar vários trabalhos realizados ao longo do dia. No fundo, as suas vidas e o desejo que sentem de viver com Jesus Cristo.

Outras oportunidades surgirão e novas atividades contribuirão para fazermos caminho de Igreja que procura acompanhar estes irmãos mais jovens e, assim, sermos um rosto alegre e próximo nos territórios da nossa Vigararia de Setúbal.

Fotos: Vigararia de Setúbal

Equipa Coordenadora da Jornada Vicarial de Adolescentes (Setúbal)

11 de Março de 2024