D. Américo Aguiar aos Acólitos: “O Sim de cada um de vós é um Sim a Jesus Vivo que a todos acompanha”

Fazeres-te santo é tornar-te mais plenamente tu próprio, aquel

O Bispo de Setúbal, Cardeal D. Américo Aguiar convida os acólitos da Diocese de Setúbal a participar na Peregrinação Nacional de Acólitos, que decorre em Fátima no dia 1 de maio, e na Peregrinação Internacional a Roma (PIAR), de 28 de julho a 2 de agosto.

“Venho convidar todas as raparigas e rapazes do nosso Serviço Diocesano de Acólitos, a responderem com um SIM generoso e feliz a estes dois momentos únicos de encontro e comunhão”, incentivou o prelado.

Numa carta dirigida ao diretor do Serviço Diocesano, Diácono Telmo Ribeiro Nunes, o Bispo de Setúbal refere-se a estes dois momentos como “um encontro com Deus, com o Papa e com tantos outros jovens, que no nosso país e por todo o mundo, assim dão testemunho da sua Fé”.

Apelou aos párocos e responsáveis de comunidades que “ajudem os nossos acólitos a reunirem as condições necessárias para poderem peregrinar a Fátima e Roma.

Aos acólitos, agradeceu a sua presença “em cada Domingo, em cada celebração de tantas e tantas paróquias da nossa Diocese”. “O Sim de cada um de vós é um Sim a Jesus Vivo que a todos acompanha. Que Deus vos abençoe e proteja sempre e que Nossa Senhora vos cuide.”

Aos pais e familiares dos acólitos, agradeceu os muitos sacrifícios que realizam para que “o SIM de cada um delas e deles se possa concretizar”. “Nas vidas tão preenchidas de cada Família, bem sei o esforço e a determinação que são necessárias, para manter a fidelidade a este compromisso, que não é apenas pessoal, mas também familiar”, observou.

Assegurou o seu compromisso de rezar por todos, pedindo aos acólitos que rezem “pelo nosso querido Papa Francisco, pelos nossos Padres, Diáconos, Seminaristas, pelas Religiosas e os Religiosos, pelas Consagradas e os Consagrados. E também por mim. Por todos, todos, todos”.

Os acólitos portugueses realizam a sua 28.ª Peregrinação Nacional ao Santuário de Fátima, este ano com o tema “Acólitos, companheiros de caminho”.

O Serviço Nacional de Acólitos está a organizar a participação dos acólitos portugueses na Peregrinação Internacional a Roma, que terá como tema “Contigo!”, a partir do texto bíblico de Isaías.

O ponto alto desta Peregrinação será o encontro com o Papa Francisco, na tarde do dia 30 de julho, na Praça de São Pedro. Mas do programa da comitiva portuguesa fazem parte ainda a celebração da Eucaristia na Igreja de Santo António dos Portugueses e na Igreja de São Tarcísio, a participação na audiência papal semanal, na manhã de quarta-feira, e a visita aos Museus do Vaticano e às Basílicas de São Pedro, de São João de Latrão, de Santa Maria Maior e de São Paulo.

Para mais informações, consulte o sítio oficial do Serviço Nacional de Acólitos – www.acolitos.liturgia.pt – do e-mail eventos.sna@gmail.com ou das redes sociais do Serviço Nacional de Acólitos.

JM

19 de Março de 2024