D. Fernando Paiva nomeado Bispo de Beja pelo Papa Francisco

20240320-fernando-paiva-bispo-de-beja (1) - Cópia

D. Fernando Maio de Paiva foi hoje nomeado, pelo Papa Francisco, como Bispo de Beja.

A nomeação foi publicada esta manhã pela Santa Sé. Um dos atuais Vigários Gerais da Diocese de Setúbal torna-se, assim, o 15º Bispo de Beja, sucedendo a D. José João dos Santos Marcos.

O Monsenhor Vigário Geral Fernando Paiva, de 61 anos, nasceu a 26 de novembro de 1962 em Oliveira (São Pedro do Sul), Distrito e Diocese de Viseu.

Antes de entrar no Seminário, obteve a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, tendo trabalhado posteriormente como profissional independente na área da Engenharia e como professor.

Frequentou os estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Diocesano de São Paulo de Almada, tendo realizado a Licenciatura em Teologia na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, em 2004. Obteve o Mestrado em Filosofia da Religião e Fenomenologia Religiosa, Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, em 2013.

Foi ordenado sacerdote a 10 de abril de 2005 por D. Gilberto Canavarro dos Reis, sendo incardinado na Diocese de Setúbal.

Atualmente é Pároco de Nossa Senhora da Anunciada, na cidade de Setúbal. Foi membro do Colégio de Consultores e da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis. É ainda presidente da Comissão de Consulta de Apoio ao Bispo na Gestão do Fundo Diocesano do Clero.

Entre 2005 e 2017 desempenhou diferentes funções no Seminário Maior de São Paulo de Almada: primeiro como prefeito e ecónomo e posteriormente como vice-reitor. Foi ainda responsável pelo acompanhamento do padres novos e pela formação permanente do clero. Entre 2021 e 2023 foi Vigário Forâneo da Vigararia de Setúbal. É membro do Conselho Presbiteral desde 2014, tendo sido secretário do organismo diocesano entre 2021 e 2022.

A 13 de dezembro de 2023 foi nomeado pelo Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal, como Vigário Geral.

“Agradeço a vida que deu com tanta generosidade e empenho à Diocese de Setúbal”

O Cardeal D. Américo Aguiar reage “com muita alegria” à nomeação, salientado que D. Fernando Paiva é o “primeiro membro do presbitério sadino a assumir o múnus episcopal”.

“Na peregrinação de Esperança que estamos a percorrer, este é um belo presente que nos enche de alegria e de confiança, no presente e no futuro da Diocese de Setúbal”, acrescenta o prelado.

“Agradeço reconhecido, a vida que deu com tanta generosidade e empenho à Diocese de Setúbal, nas mais diversas tarefas, nomeadamente na Paróquia da Anunciada e na Vigararia Geral” manifesta o Bispo de Setúbal.

“Que Deus lhe retribua todo o bem que semeou, na certeza de que pode contar sempre comigo e assim acredito, com todos nós”, acrescenta.

Mensagem do Bispo de Setúbal por ocasião da nomeação do novo Bispo de Beja, D. Fernando Paiva, oriundo do clero de Setúbal

“Entrego-me confiadamente ao Senhor e espero tudo da Sua graça”

“Ainda na surpresa por esta nomeação, na consciência da dimensão das responsabilidades que abraço e na consideração das minhas limitações, entrego-me confiadamente ao Senhor e espero tudo da Sua graça” afirma o bispo récem-eleito na sua primeira mensagem.

“Movido por amor a Cristo e à Sua Igreja, em atitude de obediência, digo sim, inspirando-me no sim de Nossa Senhora e conforta-me saber que a Igreja é guiada pelo Espírito Santo”, acrescenta D. Fernando Paiva.

“Agradeço ao nosso Papa Francisco e na sua pessoa à Igreja, a confiança em mim depositada e manifesto a minha disponibilidade inteira, na fidelidade ao Evangelho de Jesus, para servir, na comunhão da Igreja, os que agora me são confiados, pedindo ao Senhor que me torne cada vez mais instrumento da Sua Solicitude, da Sua Misericórdia e da Sua Paz.”

Na sua mensagem, dirige, “com uma antecipada saudade, uma palavra de saudação e gratidão a todos os diocesanos de Setúbal, leigos, religiosos e clérigos, de uma forma especial aos paroquianos de Nª Srª da Anunciada”, bem como “uma saudação muito fraterna, amiga e cheia de reconhecimento aos meus irmãos do presbitério de Setúbal”.

Lembra os bispos portugueses, em particular os Bispos de Setúbal, e também D. Ivo Scapolo, Núncio Apostólico.

Mensagem de D. Fernando Paiva, Bispo eleito de Beja

JM