comprehensive-camels

D. Américo Aguiar recorda gestos de Jesus e pede vida de “serviço ao outro”

D. Américo Aguiar, Ceia do Senhor

 

O bispo de Setúbal, Cardeal D. Américo Aguiar, presidiu hoje à Missa da Ceia do Senhor, celebração que dá início ao Tríduo Pascal, o momento mais importante do ano para os católicos.

Na Sé de Setúbal, e em direto para todo o mundo através da internet, D. Américo Aguiar exortou os fiéis a recordarem os gestos de Jesus naquela Ceia em que, estando em preparação para a Páscoa, Jesus resolveu lavar os pés aos seus discípulos, pedindo-lhes que fizessem o mesmo dali para a frente. “Este é o tempo de nos darmos por inteiro ao povo que nos está confiado e de nos darmos uns aos outros como irmãos”, pediu o prelado.

Por isso, recomendou que cada um recorde como os gestos de Jesus fazem sentido “ainda hoje”. “É este o exemplo do Senhor que temos de ver e ouvir. Ele que é o Filho de Deus, ajoelha-se e lava os pés de outros. Aquele que está mais elevado deve estar ao serviço dos outros. Para lá do que aconteceu naquele momento, naquele encontro entre Jesus e os Seus discípulos, precisamos de reconhecer a força deste símbolo, deste sinal. Lavar os pés significa: «eu estou ao teu serviço»”, afirmou.

Recordando que, “no tempo de Jesus, as dificuldades e fragilidades humanas eram muito semelhantes às do nosso tempo”, D. Américo Aguiar considerou que é importante que cada um se dê ao próximo, mesmo que seja alguém de quem se “pense mal”. “Acredito profundamente que ajudarmo-nos uns aos outros, com o coração leve e sem fazer muitas contas às queixas, razões, e faltas de razão é o que Jesus nos ensina e nos pede”, concluiu.

Durante a celebração, D. Américo Aguiar lavou os pés a seis jovens do Agrupamento 415 – Santa Maria, do Corpo Nacional de Escutas (CNE).

As celebrações do Tríduo Pascal continuam amanhã, 6f, com a Celebração da Paixão do Senhor, pelas 15h, e sábado pelas 22h. Ambas as celebrações serão na Sé de Setúbal e terão transmissão em direto através das redes sociais da diocese, Facebook e Youtube.

 

 

Texto e fotos: Ricardo Perna

 

Partilhe nas redes sociais!
28 de Março de 2024