“Na velhice, não me abandones” – mensagem do Papa para o Dia Mundial dos Avós e Idosos

papa_francisco_idosos

O Papa Francisco publicou hoje a mensagem para o IV Dia Mundial dos Avós e Idosos, que se celebra a 28 de julho deste ano. Com o tema “Na velhice, não me abandones”, o Papa pretende alertar para o isolamento e abandono que muitos avós e idosos sofrem hoje em dia, motivado pela guerra, pela emigração forçada ou pelo simples descarte a que muitos são sujeitos.

“Neste IV Dia Mundial a eles dedicado, não deixemos de mostrar a nossa ternura aos avós e aos idosos das nossas famílias, visitemos aqueles que estão desanimados e já não esperam que seja possível um futuro diferente. À atitude egoísta que leva ao descarte e à solidão, contraponhamos o coração aberto e o rosto radioso de quem tem a coragem de dizer «não te abandonarei!» e de seguir um caminho diferente”, pediu o Papa.

O Dicastério para os Leigos, Família e Vida fez acompanhar desta mensagem um kit pastoral, direcionado a todas as conferências episcopais. O Cardeal Kevin Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, ao comentar o texto, disse: “Na mensagem, o Santo Padre destaca como – devido à crise da pertença comum e ao surgimento de uma mentalidade cada vez mais individualista – a solidão dos idosos muitas vezes não é sequer percebida como um problema. Mas a Igreja é chamada a construir algo diferente, a redescobrir o sabor da fraternidade e a construir laços entre as gerações.”

O kit pastoral pode ser encontrado no link ou no site www.laityfamilylife.va.

“O kit – explica Gleison De Paula Souza, secretário do Dicastério – é uma ferramenta à disposição de todas as comunidades eclesiais para ajudar a viver um Dia sem solidão. Como de costume, propomos celebrar uma missa com os idosos da comunidade e visitar aqueles que vivem mais sozinhos. O nosso desejo é que, a partir daí, os idosos se tornem protagonistas de forma não episódica da vida e da pastoral da Igreja, e que lhes seja dedicada atenção todos os dias do ano.”

Texto e Foto © Ricardo Perna

14 de Maio de 2024