Agenda Diocesana

Toda a Igreja
02 Fevereiro, 2022
Dia inteiro

Na Festa da Apresentação do Senhor, assinala-se o Dia da Vida Consagrada. Em Portugal, a efeméride é antecedida pela Semana do Consagrado. Em 2022, esta semana tem como tema “Caminhamos juntos, cuidamos o mundo”.

Na Diocese de Setúbal, o dia será celebrado com um proposta digital, via Zoom, promovida pelo Secretariado Regional de Setúbal da CIRP (Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal). Terá um momento celebrativo com a participação das várias congregações e institutos religiosos presentes na Diocese. Segue-se um momento formativo, com o tema “Por uma Vida consagrada sinodal: Comunhão, Participação e Missão), orientada pela Comissão Preparatória do Sínodo Diocesano. O encontro terminará com um momento “Deo gratias”.

Na Igreja Católica, a vida consagrada é constituída por homens e mulheres que se comprometeram, pública e oficialmente, a viver (individualmente ou em comunidade) os votos de pobreza, castidade e obediência para toda a vida. Hoje inclui leigos, sacerdotes, religiosas e religiosos.