Dia de São Francisco Xavier, padroeiro da cidade de Setúbal 2021

Toda a Igreja
03 Dezembro, 2021
Dia inteiro

A Igreja lembra, no dia do seu falecimento, São Francisco Xavier, patrono da cidade de Setúbal e padroeiro mundial das missões.

São Francisco Xavier nasceu a 7 de abril de 1506, em Navarra. Filho mais novo de uma família ilustre, aos 19 anos foi estudar para a Universidade de Paris, onde conheceu Inácio de Loiola e outros colegas, com quem fundou mais tarde a Companhia de Jesus. Foi enviado para a Índia, saindo de Lisboa em 1541, no dia em que fazia 35 anos, tendo na sua viagem passado por Setúbal. Durante dez anos, ensinou a fé cristã na Índia, em Malaca, nas Ilhas Molucas, na Indonésia e no Japão. S. Francisco Xavier morreu na ilha chinesa de Sanchoão a 3 de dezembro de 1552, com 46 anos de idade. Foi canonizado em 1622. Liturgia do dia »