JMJ: Como posso ser voluntário?

A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Lisboa 2023), convida todos os interessados com idade igual ou superior a 15 anos a inscreverem-se como voluntários no acontecimento internacional, em agosto deste ano.

Há muitas formas de viver uma Jornada Mundial da Juventude. Uma delas é como voluntário, elemento fundamental para a sua realização.

Com a responsabilidade de acolher muitos milhares de jovens na semana da Jornada, de 1 a 6 de agosto de 2023, as paróquias da Diocese de Setúbal necessitam de muitos voluntários para assegurar todo o serviço necessário.

Voluntários: perguntas e respostas

Quem é o voluntário da JMJ Lisboa 2023?

O voluntário da JMJ Lisboa 2023 é alguém que colabora com o seu tempo, alegria e capacidades para que os jovens de todo o mundo sejam bem acolhidos. É um grande apoio na concretização das muitas tarefas que um evento desta dimensão exige.

O que faz um voluntário?

O voluntário da JMJ Lisboa 2023 está disponível para qualquer serviço. Contudo, dependendo do seu perfil, poderá desempenhar funções diversas, como por exemplo fazer o check-in, prestar informação ou encaminhar peregrinos para espaços, dar apoio na montagem de eventos, elaborar traduções, apoiar no transporte, distribuir água ou comida, limpeza, serviços técnicos, cuidados de saúde, entre muitas outras necessidades.

Qual o perfil de um voluntário da JMJ Lisboa 2023?

Os voluntários deverão ter sentido de responsabilidade, serviço e capacidade para trabalhar em equipa e com autonomia.

Onde posso ser voluntário?

Há dois tipos de voluntários:

• Voluntários Centrais: Voluntários que participarão na organização das atividades que decorrerão em vários locais em Lisboa, na semana da JMJ Lisboa 2023.
  • Voluntários Paroquiais: Voluntários que participarão na organização das atividades que decorrerão nas Paróquias de Acolhimento.

A Diocese de Setúbal é uma das Dioceses de Acolhimento, pelo que poderá ser voluntário perto da área de residência.

Como me posso inscrever como voluntário da JMJ Lisboa 2023?

Os Voluntários Centrais fazem inscrição na página oficial da JMJ Lisboa 2023, em lisboa2023.org.

Para os Voluntários Paroquiais, a inscrição é feita diretamente com cada Comité Organizador Paroquial (COP).

Com que idade posso ser voluntário?

Voluntários Centrais: a partir dos 18 anos.

Voluntários Paroquiais: a partir dos 15 anos, desde que acompanhados por um voluntário adulto, tutor.

Tenho de pagar inscrição?

Sim. Será pedido a cada voluntário uma contribuição que lhe dará acesso ao kit de voluntário, seguro, transporte e ao encontro final do Papa com os Voluntários. O valor da inscrição é 30 euros (inclui transporte, seguro e kit do voluntário entre 23 de julho e 7 de agosto).

Sou jovem. Vou poder participar em todos os eventos da JMJ Lisboa 2023 como qualquer outro jovem?

O ideal será que todos participem nos eventos centrais. Contudo, um voluntário é alguém que está ao serviço, pelo que poderá haver situações em que a responsabilidade que lhe foi atribuída não lhe permita estar em todos os eventos. No entanto, haverá um encontro com o Papa Francisco exclusivo para os voluntários no final da jornada.

Qual terá de ser a minha disponibilidade?

Os voluntários devem estar disponíveis entre 23 de julho e 7 de agosto de 2023, para desempenho das suas funções na JMJ Lisboa 2023. Contudo, podem inscrever-se candidatos com menor disponibilidade.

Terei de fazer formação?

A preparação dos voluntários é fundamental para cumprirem com responsabilidade a sua missão. Todos os voluntários terão um programa de formação online, podendo realizar os módulos ao seu próprio ritmo. Na semana de 23 a 31 de julho de 2023 haverá formações presenciais, em Lisboa.

Onde posso obter mais informações?

Saiba mais aqui: https://diocese-setubal.pt/juventude/jmj2023/jmj-como-posso-ser-voluntario/

Para esclarecimento de dúvidas, contacte: voluntariado.setubal@lisboa2023.org