Logótipo

Uma nova presença, de um rosto que conta com quase meio século. Depois de criar as suas Armas de Fé, a Diocese de Setúbal apresenta agora uma nova identidade visual que denominamos por logótipo. Por esta razão, é uma imagem simples, autêntica, versátil, forte e dinâmica.

O logótipo diocesano traduz aquilo que a Diocese quer ser, isto é, centrada em Cristo.  Por essa razão, o elemento principal é a Cruz de Santiago, representada a ouro e centrada em relação às linhas circundantes. Procuramos Jesus em todos os lugares, e em todos eles queremos que esteja presente. Essa é a tarefa essencial da Igreja, na qual a Diocese de Setúbal se empenha.

Da cruz divergem quatro linhas representadas a azul e a verde. As linhas a azul são símbolo dos rios Sado e Tejo, que banham a península de Setúbal. As linhas a verde aludem às serras, que são uma marca quase omnipresente em todo o território diocesano. Estas linhas partem da cruz, mas ao mesmo tempo para ela se dirigem e por essa razão expressam a dinâmica missionária da Diocese, que tem de partir de Cristo para levar a sua mensagem a todos os lugares, e de todo o território ganha homens e mulheres para Jesus.

Esta ideia de movimento permanente, quis-se deixar clara nesta marca, pois a mensagem de Cristo que agita e acalma as águas deseja-se inequívoca. Lembramos a este propósito, Deus que abre o mar para o Seu povo passar para a terra prometida (Ex 14, 15-31), Cristo que caminha sobre as águas (Mc 6, 45-52), e que acalma a tempestade no mar (Mt 8, 23-27).

O logótipo da Diocese de Setúbal representa, em si, uma Igreja tocada pela Cruz, que rasga as ondas e que é convidada a abrir horizontes. Uma Igreja que não é estática, mas que se entende em permanente saída, e que, pela ação do Espírito Santo, sempre apresenta sinais de mudança.

Este é o novo símbolo de uma Diocese que não esquece a sua génese e história, mas que se projeta para o futuro. Contudo, porque o passado é história e o futuro é só projeto, é do presente que ela vive, sabendo em quem coloca a sua Esperança.

Condições de utilização

A utilização do logótipo da Diocese de Setúbal, em qualquer material ou suporte de comunicação, pressupõe a leitura e o respetivo cumprimento das normas gráficas que se seguem abaixo.

De forma a orientar a sua correta utilização, disponibilizamos um kit com os logótipos em múltiplos formatos.

Para questões ou dúvidas relacionadas com a utilização do logótipo da Diocese de Setúbal, contacte: comunicacao@diocese-setubal.pt

Normas Gráficas

Consulte