Vinho de Missa: Grão Prior

A Diocese de Setúbal, em colaboração com a Casa Agrícola Assis Lobo, produziu um vinho aprovado para a celebração da Eucaristia, com o nome Grão Prior, e que está disponível para aquisição desde 8 de Dezembro de 2021.

A 15 de junho de 2017 a Congregação para o Culto Divino dirigiu uma carta-circular aos Bispos sobre o pão e o vinho da Eucaristia, que lembra a sua responsabilidade em “vigiar a qualidade do pão e do vinho destinado à Eucaristia” e a validade da matéria eucarística.

O vinho que se utiliza na celebração do santo Sacrifício eucarístico deve ser natural, do fruto da videira, puro e dentro da validade, sem mistura de substâncias estranhas. Tenha-se diligente cuidado para que o vinho destinado à Eucaristia se conserve em perfeito estado de validade e não se avinagre. Está totalmente proibido utilizar um vinho de quem se tem dúvida quanto ao seu caráter genuíno ou à sua procedência, pois a Igreja exige certeza sobre as condições necessárias para a validade dos sacramentos. Não se deve admitir sob nenhum pretexto outras bebidas de qualquer género, pois não constituem matéria válida”, indica o número 3. b) da referida carta.

Com a produção e comercialização deste vinho, a Diocese de Setúbal pretende, assim, garantir a qualidade e a adequação do vinho para a celebração da Eucaristia. A comercialização está pensada para este fim, embora possa o vinho possa ser vendido, comprado e consumido por qualquer pessoa. Antes da consagração, no sacrifício Eucarístico, é um vinho de qualidade, produzido por uma empresa da Península de Setúbal. A sua produção e engarrafamento, para além dos cuidados expostos anteriormente, segue o mesmo processo que qualquer outro vinho com as mesmas características.

As encomendas deste vinho podem ser feitas diretamente com a Casa Agrícola Assis Lobo ou através do serviço de Economato da Diocese de Setúbal. O valor de comercialização é de 6,50€ por garrafa. Uma embalagem de 6 garrafas terá o valor de 36€.

Os contactos são os seguintes:

Casa Agrícola Assis Lobo
Rua Gago Coutinho e Sacadura Cabral 2950-204 Palmela