Carta Pastoral 2025/2026 – “Semeadores de Esperança”

Out 26, 2025

Carta Pastoral 2025/2026

“Semeadores de Esperança”

26 de outubro de 2025
50º aniversário da ordenação episcopal de D. Manuel Martins

Introdução

 

Amados irmãos e irmãs da Diocese de Setúbal, saudações fraternas a todos, todos, todos.

No dia em que celebramos os 50 anos da ordenação episcopal de D. Manuel Martins, primeiro bispo desta jovem diocese, dou graças a Deus convosco e escrevo-vos com espírito fraterno, pastoral e sinodal. Desejo que queiramos acolher este novo ano pastoral com a firme certeza de que o Senhor continua a caminhar connosco, nas alegrias e nas tristezas, nos desafios e nas rotinas; é Ele quem nos conduz e sempre com o Espírito da Esperança.

D. Manuel Martins marcou a sociedade portuguesa, a nossa Igreja e a cada um de nós com a sua voz firme e o seu coração aberto. Foi um Pastor com cheiro a ovelhas como iria pedir, anos mais tarde, o Papa Francisco aos seus bispos; um bispo com cheiro a povo, atento às feridas, defensor dos pobres, peregrino entre os seus. A sua afirmação: “A Igreja não pode ficar de braços cruzados enquanto houver quem sofra fome, injustiça ou solidão” (Homilia, Setúbal, 1976) é para ser repetida, tantas vezes quantas as necessárias. Honrá-lo é continuar a sua missão — não como quem protege uma herança, mas como quem a fecunda com fidelidade criativa. Por isso, de “Peregrinos de Esperança”, podemos e devemos passar a “Semeadores de Esperança”, gente que revolve a terra, para que dê fruto e fruto em abundância.

 

  1. Visitas Pastorais: voltar ao encontro

A partir de janeiro de 2026, retomaremos, com alegria, as visitas pastorais. Estas visitas não são uma mera formalidade ou celebração: são momentos de comunhão efetiva, de escuta mútua, de presença ativa do pastor junto do rebanho.

Como o Pai da parábola, que “ao ver ao longe o filho, correu-lhe ao encontro, movido de compaixão” (Lc 15,20), também o bispo quer encontrar-se com cada comunidade. Peço-vos que estas visitas sejam momentos de festa, mas acima de tudo, tempos de encontro, em que todos se sintam livres de falar e de escutar, porque a escuta também exige liberdade.

 

  1. Tríduo Sinodal: um caminho de três tempos

Acompanhar o ritmo da Igreja universal é também um gesto de fidelidade. Por isso, daremos início ao Tríduo Sinodal, proposto pela Secretaria-Geral do Sínodo e acolhido pela nossa Comissão Diocesana, com o seguinte calendário:

  • ​2025/2026: ano da escuta e do acolhimento;
  • ​2026/2027: ano do discernimento e da reflexão;
  • ​2027/2028: ano da ação e do envio;

Como recorda o Papa Leão XIV: “A sinodalidade não é uma estratégia pastoral, mas o estilo de uma Igreja que se sabe corpo vivo, animado pelo Espírito, onde todos têm voz e missão”.

 

  1. Um novo mapa para uma nova missão

Acolher, refletir e rezar a proposta do Novo Mapa Pastoral da Diocese será uma das tarefas centrais deste ano. É uma reorganização necessária e urgente, que será feita em espírito de comunhão, paróquia a paróquia, com a mediação dos Conselhos Pastorais.

Mais uma vez peço, rezo, suplico e grito para que TODAS as nossas comunidades paroquiais constituam os seus Conselhos Pastorais Paroquiais e os Conselhos Paroquiais para os Assuntos Económicos.

É importante realçar de novo o que tenho afirmado: a imperiosidade pastoral da efetivação destes lugares de comunhão e corresponsabilidade. Não pode haver medo da escuta: nem o sacerdote é um monarca nem os fiéis o podem ignorar mas todos devem procurar a perscrutação da vontade de Deus.

Aqui recordo palavras do segundo bispo de Setúbal, D. Gilberto Reis, que nos deixou esta exortação: “A Diocese de Setúbal deve ser sempre uma casa aberta, onde cada batizado encontra lugar, missão e dignidade” (Carta Pastoral, 2005).

 

  1. Escola da Fé: formar para servir melhor

A Escola da Fé, entrará numa nova etapa, com propostas de formação espiritualmente enraizadas, pastoralmente pertinentes e culturalmente abertas, que já estão a decorrer no terreno, de modo descentralizado, na Amora, na Moita e em Setúbal.

O Papa Leão XIII inquietou a Igreja quando disse palavras que continuam a ser atuais: “A ignorância das verdades religiosas é a maior das misérias e o princípio de todas as outras” (Sapientiae Christianae, 1890, n. 14).

E como dizia o jovem Santo Carlo Acutis: “Todos nascem como originais, mas muitos morrem como fotocópias”. Formarmo-nos é proteger a nossa originalidade cristã — para que sejamos discípulos autênticos, capazes de testemunhar com alegria, capazes de saber anunciar as razões da nossa Esperança.

 

  1. Acompanhamento na fragilidade: doença, morte, luto

Vivemos tempos em que muitos enfrentam sozinhos as dores da vida. E são tantas as dores. A doença, a morte e o luto talvez pareçam as mais óbvias e este ano que vivemos, revelou e continua a revelar muitas destas dores. Mas há muitas outras: a solidão, a violência doméstica, o desemprego. Todas estas realidades nos colocam em situações de fragilidade. Inspirados na compaixão do bom samaritano (cf. Lc 10,33), devemos procurar formas mais próximas e eficazes de presença e acompanhamento.

Aqui cabe recordar o apelo de D. José Ornelas, terceiro bispo de Setúbal: “Não podemos fechar-nos nos nossos problemas; a Igreja é missionária por natureza e deve abrir-se ao mundo inteiro” (Homilia, 2018)

 

  1. Vocações: rezar, cuidar e acolher

Com a Obra do Bom Pastor, queremos que a oração pelas vocações esteja presente em todas as comunidades da nossa Diocese.

Este ano, para além dos seminaristas sadinos, que  são 9, 4 novos e 5 que transitam do ano passado, – uma alegria e uma bênção para este vosso Pastor – acolhemos dois seminaristas e um sacerdote da Diocese de Tete (Moçambique), e um seminarista da Obra da Rua (Casa do Gaiato). É sinal de comunhão e partilha universal.

 

  1. Cinquenta anos que lançam um novo horizonte

Nesta data encerramos as celebrações dos 50 anos da criação da diocese. Este será o ano em que iniciamos um novo cinquentenário da Diocese. Gostaria que esta celebração não seja vivida como algo que se conclui, mas sim como algo que começa. E para tal, fixemos desde já, o nosso olhar no Jubileu da Redenção em 2033. Alguns dirão que ainda falta muito para 2033. Mas o tempo voa, e queremos ser como as aves do céu, que voam num horizonte que desconhece o limite do tempo. Foi assim com a nossa Diocese, sonhada numa perspetiva de futuro.

E, para concretizar a forma como podemos e devemos projetar este futuro, recordo as palavras do Cónego João Alves, Vigário Episcopal antes da criação da Diocese: “A Igreja só cumpre a sua missão quando se faz próxima, presente e solidária com o povo que serve” (Conferência pastoral, Setúbal, 1974).

 

  1. Partilha e solidariedade

Nenhuma Igreja Diocesana está, portanto, a cumprir a sua Missão se não entrar neste espírito de busca pelo outro e de partilha. Ora a partilha só acontece se a generosidade se fizer sentir a partir do coração e da inteligência. A generosidade a procurar não é tanto uma questão pontual, mas uma tomada de consciência da corresponsabilidade em dar o que também é recebido, e que isso não me tira nada mas me engrandece aos olhos de Deus. Nesta generosidade vai o tempo empregue com os outros, o sonhar elevar os mais frágeis da sua condição, o promover a dignidade essencial de cada um, mas não exclui – antes a implica – a partilha dos bens materiais necessários. Como dizia São João Crisóstomo, «Não fazer os pobres participar dos seus próprios bens é roubá-los e tirar-lhes a vida. Não são nossos, mas deles, os bens que aferrolhamos» (In Lazarum, 2, 6).

Para acontecer esta solidariedade – também a que parte das estruturas da Igreja Diocesana – é portanto necessário que haja partilha, feita de prontidão, grandeza, contas certas e transparentes. Façamos um esforço para que não sejam os bens, ou a sua falta, a atrapalhar a nossa presença efectiva junto de quem precisa de auxílio.

Sublinhemos as palavras do Papa Leão XIV na recentemente publicada Exortação Apostólica DILEXI TE, «Eu te amei»: “Quer através do vosso trabalho, quer através do vosso empenho em mudar as estruturas sociais injustas, quer através daquele gesto de ajuda simples, muito pessoal e próximo, será possível que aquele pobre sinta serem para ele as palavras de Jesus «Eu te amei» (Ap 3,9).

 

  1. Semeadores de Esperança

Por último, retorno à expressão que gostaria de sentir impressa no coração de todos e identitária das nossas vidas, enquanto diocese neste novo ano pastoral: Semeadores de Esperança.

Mas para sermos semeadores de esperança, sejamos homens ou mulheres, crianças ou jovens, adultos ou idosos, precisamos de ter uma sede nova, a sede de Deus. Uma sede que nos inquieta, nos agita e perturba. Como escreveu Santo Agostinho: “Fizeste-nos para Ti, Senhor, e inquieto está o nosso coração enquanto não repousar em Ti” (Confissões, I, 1).

A nossa paz tem um nome: Jesus. A nossa esperança está assente numa rocha firme: a Boa Nova de Cristo Vivo! Com Maria, Mater Spei, Santa Maria da Graça, avancemos juntos, confiando no Senhor e uns nos outros. Sejamos, com ousadia e humildade, Semeadores de Esperança no coração da Diocese de Setúbal.

São Paulo VI, rogai por nós.

 

† Cardeal Américo Aguiar
Bispo de Setúbal

 

Newsletter

Em destaque

Conselho Pastoral Diocesano – Comunicado Final

Conselho Pastoral Diocesano – Comunicado Final

  Realizou-se hoje, dia 25 de julho, Festa do Apóstolo São Tiago, na Casa Episcopal, em Setúbal, o segundo Conselho Pastoral Diocesano.  A sessão de abertura foi presidida pelo Cardeal D. Américo...

Últimas notícias

Uma palavra de proximidade e comunhão com o Papa Leão XIV

Uma palavra de proximidade e comunhão com o Papa Leão XIV

  Há momentos em que, mais do que muitas palavras, importa estarmos próximos. E este é, sem dúvida, um desses momentos. Quero, antes de mais, deixar ao nosso querido Papa Leão XIV uma palavra muito sentida de amizade, de carinho, de solidariedade e, sobretudo, de...

Agenda

Out 10
Out 24
Nov 14