Ceia do Senhor: “A Eucaristia é um mistério que precisamos de contemplar” – D. Gilberto dos Reis, Bispo emérito de Setúbal
O Bispo emérito de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, presidiu, na passada quinta-feira, dia 14 de abril,(…)
D. Gilberto Délio Gonçalves Canavarro dos Reis nasceu a 27 de maio de 1940 em Barbadães de Baixo, Freguesia de Vreia de Bornes, Concelho de Vila Pouca de Aguiar, na Diocese de Vila Real. É aqui que cresce, faz o seu caminho espiritual e de formação. A 21 de setembro de 1963 é ordenado sacerdote em Vila Real.
Posteriormente, estudou Teologia Espiritual na Universidade Gregoriana, em Roma. Foi Diretor Espiritual no Seminário de Vila Real, Professor de Teologia Fundamental, Prefeito de Estudos no Seminário do Porto e Pároco em Chaves.
A 16 de novembro de 1988, é nomeado, pelo Papa São João Paulo II, como bispo auxiliar do Porto, com o título de Elephantaria in Mauretania. Recebeu a ordem episcopal a 12 de fevereiro de 1989, na Igreja Matriz de Chaves. No dia 23 de abril de 1998, foi nomeado Bispo de Setúbal e a 21 de junho de 1998 fez a sua entrada solene na diocese.
No seu percurso como bispo diocesano, publicou duas exortações pastorais: “Setúbal, convoco-te para a missão” (21 de junho de 2001) e “Setúbal, vive da Eucaristia – mistério de fé, comunhão e missão” (16 de julho de 2003).
Na Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), integrou o Conselho Permanente entre 2008 e 2014. Foi vogal da Comissão Episcopal Clero, Seminário e Vocações, da Comissão Episcopal Migrações e Turismo e da Comissão Episcopal de Ação Social e Caritativa. Foi igualmente Presidente da Comissão Episcopal Clero, Seminário e Vocações e Delegado da CEP para as relações Bispos/Vida Consagrada.
A 24 de Agosto de 2015, o Papa Francisco aceitou o seu pedido de resignação e nomeou-o Administrador Apostólico da Diocese. No dia 25 de Outubro de 2015, com a tomada de posse do seu sucessor, D. José Ornelas Carvalho, passou à qualidade de Bispo Emérito.
O Bispo emérito de Setúbal, D. Gilberto dos Reis, presidiu, na passada quinta-feira, dia 14 de abril,(…)
“Este é o sim que encheu a vida de Jesus, desde o presépio, até ao Calvário. Que(…)
Neste domingo, dia 14 de janeiro, a Paróquia da Sagrada Família, de Miratejo-Laranjeiro, rejubilou de alegria pela(…)