D. Manuel Martins

D. Manuel da Silva Martins

D. Manuel da Silva Martins nasceu a 20 de janeiro de 1927 em Leça do Balio, concelho de Matosinhos, Diocese do Porto. Fez os seus estudos nos Seminários do Porto e na Universidade Gregoriana, em Roma.

A sua ordenação presbiteral teve lugar no dia 12 de agosto de 1951, na Igreja Matriz de Santo Tirso. Começou a sua atividade como professor de Direito Canónico no Seminário Maior do Porto, de que foi Vice-Reitor. De 1960 a 1969 foi pároco de Cedofeita, no Porto. Em 1969, foi nomeado Vigário-Geral da Diocese.

A 16 de julho de 1975, foi nomeado pelo Papa Paulo VI para primeiro Bispo da diocese de Setúbal, onde permaneceu durante 23 anos. A sua ordenação episcopal ocorreu no dia 26 de outubro de 1975, na Sé de Setúbal (Igreja de Santa Maria da Graça). Nas suas primeira palavras como Bispo diocesano afirmava:

“Nasci Bispo em Setúbal, agora sou de Setúbal. Aqui anunciarei o Evangelho da libertação, na justiça e no amor. Aqui proclamarei o Cristo vivo – que veio e está no meio de nós – o único que pode alicerçar na fraternidade, a sociedade justa que é a aspiração angustiante de todos nós.”

Como membro da Conferência Episcopal Portuguesa, foi Presidente da Comissão Episcopal da Acção Social e Caritativa e da Comissão Episcopal das Migrações e Turismo. Foi Presidente da Secção Portuguesa da Pax Christi e da Fundação SPES.

Várias autarquias o nomearam “cidadão honorário”, condecorando-o com medalhas de mérito e dando o seu nome, em Setúbal, a uma Escola Secundária e ao Pólo-Sul da Universidade Moderna. É Doutor “honoris causa”, pela Universidade Lusíada.

Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo pelo Presidente da República, durante as Comemorações do 10 de junho de 2007, em Setúbal, e com o Galardão dos Direitos Humanos da Assembleia da República, a 10 de dezembro de 2008.

A 23 de abril de 1998, o Santo Padre aceitou o seu pedido de renúncia. Passou à qualidade de Bispo Emérito de Setúbal no dia 21 de junho do mesmo ano com a entrada solene do seu sucessor, D. Gilberto Canavarro dos Reis.

Faleceu aos 90 anos de idade, a 24 de setembro de 2017, na sua terra natal.

Publicações:

– História de uma Crise – Grito do Bispo de Setúbal, por Alcídio Torres

– Um Modo de Estar – Bispo de Setúbal (Edição da Caritas Diocesana de Setúbal)

– Pregões de Esperança – Edição da Caritas de Setúbal (2 edições)

– Bispo de Setúbal – Um Homem Plural, por António Sousa Duarte (Biografia – Editorial Notícias)

– D. Manuel Martins, um Bispo Resignatário, mas não resignado (Edição da Caritas Diocesana de Setúbal)

– Posso entrar? – D. Manuel Martins (Fundação Notícias de Setúbal)

Artigos sobre D. Manuel Martins