comprehensive-camels

A Igreja é convocada para um Sínodo com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Com esta convocação, o Papa Francisco convidou toda a Igreja a questionar-se sobre a sinodalidade, um tema decisivo para a vida e missão da Igreja. Realizou-se no Vaticano, em outubro de 2023, a primeira Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.

Nesta segunda fase, as Igrejas locais são convidados a contribuir no aprofundando de certos aspetos do Relatório de Síntese que são fundamentais para o tema do Sínodo, a partir de uma pergunta orientadora: Como ser Igreja Sinodal em Missão?

A escuta que é solicitada tem como objetivo identificar os caminhos a percorrer e os instrumentos a adotar nos diversos contextos e nas diversas circunstâncias, de modo a valorizar a originalidade de cada batizado e de cada Igreja na missão única de anunciar o Senhor ressuscitado e o seu Evangelho ao mundo de hoje. Somos convidados a trabalhar sobre as formas concretas do empenho missionário a que somos chamados, no dinamismo entre unidade e diversidade próprio de uma Igreja sinodal.

A Conferência Episcopal Portuguesa propõe que cada diocese promova uma consulta junto dos órgãos que achar mais conveniente e que possam refletir sobretudo a partir dos capítulos 8-12, 16 e 18 do Relatório de Síntese e orientados pela questão fundamental: Como ser Igreja Sinodal em Missão?

Documentos

Documento orientador (2ª fase)

Consulte

Comunicado da CEP

Consulte

Orientações da CEP

Consulte

Orientações do Secretariado Geral do Sínodo

Consulte

Relatório de Síntese da XVI Assembleia Ordinária do Sínodo

Consulte

Síntese Diocesana

Consulte

Relatório de Portugal

Consulte

Oração pelo Sínodo dos Bispos

Consulte

Recursos

Folheto informativo sobre o Sínodo

Consulte

Filmes sobre Sinodalidade

Consulte

Notícias

Vídeos

Comissão Diocesana do Sínodo dos Bispos 2024

  • Coordenador: P. José Gil de Borja Pinheiro Ribeiro
  • Equipa: Augusta Delgado, Henrique Matos e Irmã Irene Guia, aci
  • Contactos: