comprehensive-camels

Sínodo

A Igreja é convocada para um Sínodo com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Com esta convocação, o Papa Francisco convida toda a Igreja a questionar-se sobre a sinodalidade, um tema decisivo para a vida e missão da Igreja. Esta página acompanhará a jornada até 2023 sobre a reflexão e partilha de toda a Igreja, com particular destaque para a fase diocesana do processo sinodal e para o Sínodo Diocesano entretanto também convocado, que conduzirá a Diocese ao seu cinquentenário, em 2025.

O percurso para a celebração do Sínodo será dividido em três fases, entre outubro de 2021 e outubro de 2023, passando por uma fase diocesana e outra continental, que dará vida a dois instrumentos de trabalho distintos, antes da fase definitiva, a assembleia sinodal, ao nível da Igreja universal.

O Sínodo dos Bispos pode ser definido como uma assembleia de representantes dos episcopados católicos de todo o mundo, a que se juntam peritos e outros convidados, com a tarefa de ajudar o Papa no governo da Igreja.

O Sínodo dos Bispos acompanha o processo sinodal iniciado na Diocese de Setúbal, a 23 de maio de 2021, convocado por D. José Ornelas.

Documentos

Documento preparatório

Consulte

Vademecum (Manual)

Consulte

Oração pelo Sínodo dos Bispos

Consulte

Sugestões litúrgicas (abertura)

Consulte

Notícias