D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal: Mensagem do Presidente da CEP
O Papa Francisco nomeou hoje D. Américo Manuel Alves Aguiar como Bispo de Setúbal. Nesta ocasião, em(…)
José Ornelas Carvalho, filho de António Tomás Carvalho e Benvinda de Ornelas, nasceu a 5 de Janeiro de 1954, no Porto da Cruz, Ilha da Madeira.
Depois da escola elementar, foi aluno do Seminário Menor Diocesano do Funchal, entre 1964 e 1967. Desejando ser missionário, pediu para ingressar no Colégio Missionário da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) no Funchal (1967-1969), prosseguindo depois os estudos no Instituto Missionário, em Coimbra (1969-1971).
Depois de um ano de noviciado, emitiu a primeira profissão religiosa em Aveiro, a 29 de setembro de 1972. Após dois anos de estudos filosóficos, passou outros dois nas missões da Congregação em Moçambique (1974-1976), regressando, em seguida, a Lisboa, onde concluiu a Licenciatura em Teologia, na Universidade Católica Portuguesa (1979).
Especializou-se em Ciências Bíblicas, em Roma e Jerusalém, concluindo a Licenciatura Canónica no Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Foi ordenado Presbítero na sua terra natal, Porto da Cruz, a 9 de agosto de 1981.
Regressado a Portugal, em 1983, foi docente assistente e secretário da Faculdade de Teologia de Lisboa, atividade que interrompeu para preparar o doutoramento em Roma e na Alemanha (1992-1996), tendo obtido o grau de doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa a 17 de julho de 1997. Na mesma universidade, retomou as atividades docentes até 2003.
Na sua Congregação, foi formador no Seminário de Alfragide, em paralelo com a atividade docente e assumiu outros cargos no âmbito da Província Portuguesa dos Dehonianos, da qual se tornou Superior Provincial a 1 de julho de 2000. No Capítulo Geral da Congregação, foi eleito Superior Geral dos Dehonianos a 27 de maio de 2003, cargo que ocupou até 6 de junho de 2015.
A 24 de agosto de 2015 foi nomeado, pelo Papa Francisco, Bispo da Diocese de Setúbal, sucedendo a D. Gilberto Délio Gonçalves Canavarro dos Reis. A 25 de outubro do mesmo ano foi ordenado Bispo na Sé de Setúbal e tomou posse.
Em junho de 2020, foi eleito Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa para o triénio 2020/2023 em Assembleia Plenária.
A 28 de janeiro de 2022 foi nomeado Bispo de Leiria-Fátima pelo Papa Francisco, assumindo a função de Administrador Diocesano de Setúbal. A 13 de março de 2022, tomou posse como Bispo de Leiria-Fátima, na Sé de Leiria.
O Papa Francisco nomeou hoje D. Américo Manuel Alves Aguiar como Bispo de Setúbal. Nesta ocasião, em(…)
A Paróquia de Vila Nova de Caparica despediu-se, hoje, 22 de julho, de Fernando Garcia, o Diácono(…)
Por ocasião do falecimento do Diácono Fernando Garcia, que estava ao serviço na Paróquia de Vila Nova(…)
Reflexão de Maria Helena Fragôso de Mattos, voluntária e dirigente associativa
O Senhor Bispo Dom José Ornelas entrou(…)
Reflexão do Padre Rui Gouveia, Reitor do Seminário de São Paulo de Almada
Desde o primeiro momento em(…)
Reflexão do Eng.º Domingos de Sousa, Coordenador do Departamento Sóciocaritativo da Diocese de Setúbal e Presidente da(…)