Brasão da Diocese

DESCRIÇÃO HERÁLDICA

Mitra de ouro, carregada de cruz da Ordem de Santiago de branco, com circulus de verde e fanhões de verde e ouro. Tudo circundado por anel ovado, cortado de prata e ouro, tendo no segundo a inscrição em letras azuis maiúsculas “DIOCESE DE SETÚBAL”.

Escudo ovado, de azul, duas burelas ondadas de prata em ponta, tudo tendo brocante, cruz latina firmada de ouro, carregada por torre de verde, aberta e iluminada de prata, encimada por luzeiro de oito pontas de verde.

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS

Escudo (em esmalte metal – prata e ouro): Elemento principal em que o brasão é mostrado com os vários elementos constitutivos. Forma oval, tipicamente atribuída ao clero. Este escudo é formado por duas áreas distintas, uma espécie de listel ovalado incorporado, formado de duas partes em prata e ouro e um escudo oval menor (em pretensão ou sobrescudo) como uma forma de combinação heráldica (marshalling) em esmalte azul e com duas linhas onduladas, sugerindo toda uma região entre dois grandes rios (Tejo e Sado).

Mitra (em ouro e verde): “Chapéu” alto e largo, fendido na parte superior, com duas fitas que cobrem o escudo. Insígnia eclesiástica (Símbolo ligado aos paramentos e alfaias litúrgicas) constituindo o elemento principal de identificação da dignidade episcopal, símbolo da comunhão diocesana através do serviço e governo do Bispo.

Espada (a branco): Cruz da Ordem de Santiago Espada representando os poderes temporais do Bispo nos territórios da sua diocese. Distintivo de uma Ordem Religiosa de Cavaleiros dedicados a defender os peregrinos. A cruz de Santiago é uma cruz latina simulando um lírio em forma de espada. Também pode simbolizar, em certo sentido, tomar a espada em nome de Cristo.
Alusão à memória da Ordem de Santiago que esteve sediada na Diocese e que administrou grande parte deste território.

Cruz (em ouro): Trespassa o escudo de alto a baixo e recorda o ministério do bispo em referência e continuidade com o ministério pastoral de Cristo (Trono e Redenção) – Também os quatro pontos cardeais – universalidade da missão da Igreja.

Estrela (stella maris – em esmalte verde): Estrela de oito pontas, que figura a devoção à Mãe de Cristo, símbolo da Igreja. Invocação mariana da Padroeira da Diocese – Santa Maria da Graça.

Torre (turris ebumea – em esmalte verde): Atributo da Virgem Maria; símbolo de nobre pureza (epítetos de Maria) – símbolo mariano.

Burelas ondadas: Representa os dois rios que “banham” a diocese: Tejo e Sado.

Listel (em esmalte ouro): Com a inscrição “Diocese de Setúbal”, este listel encontra-se dentro do escudo.