Alfabetizar Para Rezar Juntos: Um Projeto Que Nasceu Da Fé

Dez 2, 2025

 

No Centro Social Paroquial do Cristo Rei, pertencente à Paróquia de S. Francisco Xavier de Caparica, nasceu há cerca de três anos um projeto de alfabetização informal que tem transformado a vida de um grupo de alunos. O ponto de partida foi simples e profundamente espiritual: o desejo de algumas mulheres de serem autónomas na oração.

Integradas num grupo de oração, estas mulheres, provenientes de Cabo Verde, enfrentavam uma dificuldade comum. “No início, a nossa dificuldade era sempre a mesma: não sabíamos ler.”, explica Fátima, uma pioneiras deste grupo. Dependiam sempre de alguém que orientasse ou lesse as orações, a Bíblia ou outros textos. Quando essa pessoa deixou de estar disponível, perceberam que precisavam de dar um passo em frente. A iniciativa partiu delas próprias: queriam aprender a ler e a escrever para poderem rezar juntas, com autonomia e confiança.

Foi assim que contactaram o Centro Social Paroquial do Cristo Rei. “Viemos pedir escola. Queríamos saber ler e escrever.”, explica Felismina, outra das impulsionadoras desta iniciativa. Sem vagas nos programas formais existentes, acabou por nascer um grupo próprio, com uma resposta pensada à medida das suas necessidades. Mais do que uma sala de aula tradicional, criou-se um espaço de aprendizagem, partilha e encontro.

As aulas decorrem duas vezes por semana e reúnem alunos de idades, percursos e níveis de aprendizagem muito diferentes. Para alguns, trata‑se de retomar algo iniciado na infância; para outros, o primeiro contacto com as letras acontece já em idade adulta. Esta diversidade é simultaneamente um desafio e uma riqueza, marcada por uma entreajuda constante entre todos.

A professora Inês Cunha, formada para o ensino do primeiro ciclo, explica como chegou até ao projeto: “Estava desempregada e numa fase complicada da minha vida. Quando surgiu isto, pensei: é mesmo isto que vou fazer?” Aceitou o convite do Centro quase como um desafio pessoal, mas rapidamente percebeu que esta experiência seria também transformadora para si: “A verdade é que elas me salvaram”. Entre ditados, textos, histórias e partilhas, construiu‑se uma metodologia própria, sem pressas nem metas rígidas, respeitando o ritmo de cada um.

“Aqui não há um programa rígido. O objetivo é ir avançando, ganhar confiança.” Os desafios existem, sobretudo pela diferença de níveis: “Tenho pessoas que já leem e outras que ainda não reconhecem as letras. Gerir isso na mesma aula é a parte mais complicada.” Ainda assim, a entreajuda acaba por ser essencial. “Elas ajudam-se imenso. Pedem ajuda umas às outras.”

 

 

Sem avaliações nem certificações formais, este grupo celebra e partilha as pequenas conquistas como ler uma frase inteira, escrever algumas palavras ou reconhecer palavras numa oração.

Com o tempo, este projeto tornou‑se muito mais do que um curso de alfabetização. É um verdadeiro grupo de partilha, onde as histórias de vida ganham espaço e voz. “Trabalhei desde muito cedo”, conta uma das alunas. Outra confessa: “A minha mãe queria que eu fosse à escola, mas naquela altura não deu.” Há também quem admita arrependimento: “Agora estou arrependida, mas estou aqui para aprender”, depois de uma vida ao serviço dos outros, estes alunos estão aqui para, finalmente, serem o centro.

Dessa partilha nasceu um novo desafio: transformar as suas histórias em texto. Depois de lerem obras que espelhavam a experiência da migração, foram desafiados a contar as suas próprias vidas. Escritores trazidos pela professora e pelo Centro Paroquial ajudaram a dar forma às narrativas e uma fotógrafa captou os seus rostos. “O importante era que cada história tivesse uma cara”, explica a professora. O livro, a lançar em breve, reúne estes testemunhos e representa mais um passo de afirmação e valorização. A docente sublinha: “Aqui, estas alunas tornam-se a personagem principal.”

Aprender a ler abriu também portas a novas experiências. Visitas culturais, idas ao cinema, passeios a locais emblemáticos como Sintra ou os Jerónimos, algumas vividas pela primeira vez, ajudaram a “dar mundo” a quem tantas vezes passa pela cidade sem se sentir parte dela.

Hoje, todos estes alunos têm a oportunidade de se sentirem mais confiantes, mais autónomos e mais valorizados. Alguns continuam a rezar juntos, continuam ligados à paróquia e continuam a aprender não apenas letras, mas também a acreditar que nunca é tarde para começar.

No final, Felismina deixa uma mensagem simples a quem ainda hesita em dar este passo: “começar é sempre bom, nunca se sabe como vai acabar, mas a decisão de começar é importante”. O mais importante é não deixar a cabeça parada e confiar que, com apoio e coragem, é sempre possível aprender mais um pouco.

 

 

 

Artigo: Lara Franquelim Alves 
Fotografias: Inês Cunha e Lara Franquelim Alves

Newsletter

Em destaque

Conselho Pastoral Diocesano – Comunicado Final

Conselho Pastoral Diocesano – Comunicado Final

  Realizou-se hoje, dia 25 de julho, Festa do Apóstolo São Tiago, na Casa Episcopal, em Setúbal, o segundo Conselho Pastoral Diocesano.  A sessão de abertura foi presidida pelo Cardeal D. Américo...

Últimas notícias

Uma palavra de proximidade e comunhão com o Papa Leão XIV

Uma palavra de proximidade e comunhão com o Papa Leão XIV

  Há momentos em que, mais do que muitas palavras, importa estarmos próximos. E este é, sem dúvida, um desses momentos. Quero, antes de mais, deixar ao nosso querido Papa Leão XIV uma palavra muito sentida de amizade, de carinho, de solidariedade e, sobretudo, de...

Agenda

Out 10
Out 24
Nov 14