Nomeação de Pároco para Paróquia Pessoal para os Migrantes

Mar 19, 2026

Prot. Nº P2026-126

 D. AMÉRICO, CARDEAL-PRESBÍTERO DA SANTA IGREJA ROMANA,
DO TÍTULO DE SANTO ANTÓNIO DE PÁDUA,
NA VIA MERULANA, POR MERCÊ DE DEUS E DA SÉ APOSTÓLICA,

BISPO DE SETÚBAL

DECRETO

 

A solicitude pastoral da Igreja pelos migrantes, que deixam a sua terra por diversos motivos e procuram noutros lugares condições de vida mais dignas e seguras, faz parte integrante da missão evangelizadora do Povo de Deus. O Magistério recente da Igreja, de modo particular através do ensinamento do Papa Francisco, tem recordado com insistência a responsabilidade das comunidades cristãs de acolher, acompanhar e integrar aqueles que vivem a experiência da mobilidade humana.

Também o Santo Padre Papa Leão XIV, na sua Mensagem para o 111.º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, recorda que os migrantes e refugiados podem tornar-se verdadeiros «missionários de esperança», testemunhando, mesmo em contextos marcados por guerras, injustiças e desigualdades, a confiança em Deus e a esperança num futuro de dignidade e de paz para toda a família humana. A sua presença, afirma o Santo Padre, constitui para a Igreja e para as comunidades que os acolhem uma bênção e uma oportunidade de renovação espiritual, capaz de revitalizar a fé e de abrir novos caminhos para o anúncio do Evangelho.

Também na Diocese de Setúbal se verifica a presença crescente de pessoas provenientes de diversas nações e culturas, que aqui residem, trabalham ou transitam, talvez ronde os 25% da população. Tal realidade interpela a Igreja particular a oferecer respostas pastorais adequadas, capazes de favorecer a proximidade, o acompanhamento espiritual e a plena participação destes fiéis na vida e na missão da Igreja.

Neste contexto, a ereção da Paróquia Pessoal para os Migrantes, a 13 de março de 2025, pretendeu constituir um instrumento pastoral ao serviço da evangelização e do cuidado espiritual destes fiéis. Importa, todavia, sublinhar que esta iniciativa não dispensa nem substitui a responsabilidade pastoral das paróquias territoriais nem das diversas realidades eclesiais da Diocese na atenção aos migrantes. Pelo contrário, pretende favorecer uma maior comunhão e articulação pastoral, reforçando e harmonizando os esforços de toda a Igreja diocesana, para que o acolhimento, o acompanhamento e a evangelização destas irmãs e irmãos se realizem de modo cada vez mais fraterno e eficaz.

Para que esta nova realidade pastoral possa exercer adequadamente a sua missão, torna-se oportuno confiar a sua cura pastoral a um presbítero que, em comunhão com o Bispo diocesano e com todo o presbitério, assuma o cuidado espiritual dos fiéis que lhe são confiados.

Tendo diante dos olhos a maior glória de Deus e a salvação das almas;

Tendo em consideração quanto prescreve o direito canónico, nomeadamente os cânones 515, 518 e 523;

Nomeio Pároco da Paróquia Pessoal para os Migrantes, Amora, e Assistente do Secretariado Diocesano da Pastoral das Migrações, o Rev.do Pe. Pablo Velasquez Avendaño, CS.

Com anuência do seu legítimo Superior Regional da Congregação dos Missionários de São Carlos (Scalabrinianos), da Região de São João Batista Scalabrini (Europa-África).

O Rev.do Pe. Geraldo Ângelo Finatto, CS, a quem expresso sentimentos de gratidão pela missão desenvolvida neste serviço diocesano, com esta nomeação, fica dispensado da assistência espiritual a este Secretariado.

Paço Episcopal, Setúbal, 19 de março de 2026.

Solenidade de São José, esposo da Virgem Maria, pai putativo de Jesus e Patrono Universal da Igreja.

 

         † Cardeal Américo Aguiar, Bispo de Setúbal
         Dra. Maria da Graça Pacheco, Chanceler 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Newsletter

Em destaque

Conselho Pastoral Diocesano – Comunicado Final

Conselho Pastoral Diocesano – Comunicado Final

  Realizou-se hoje, dia 25 de julho, Festa do Apóstolo São Tiago, na Casa Episcopal, em Setúbal, o segundo Conselho Pastoral Diocesano.  A sessão de abertura foi presidida pelo Cardeal D. Américo...

Últimas notícias

Agenda

Set 24
Setembro 24 - Outubro 4
Out 10
Out 24