D. Américo no Corpo de Deus: “Deixámos de recordar a Páscoa e passámos a fazê-la”

missa_corpo_de_Deus_0057-Aprimorado-NR

O Bispo de Setúbal, Cardeal D. Américo Aguiar, presidiu hoje à missa do Corpo de Deus na Sé de Setúbal. Presentes estavam também 21 novos Ministros Extraordinários da Comunhão (MEC), vindos de várias paróquias da diocese, que hoje foram instituídos no ministério.

Na homilia da celebração, o bispo de Setúbal enfatizou a grande diferença que Jesus trouxe na celebração da Páscoa. Conforme se lia no Evangelho de hoje, Jesus pediu aos discípulos que preparassem a sala para a Ceia da Páscoa, e eles fizeram-no pensando que iriam fazer o que sempre tinham feito, recordar a história de Moisés e da libertação do Povo de Deus. Mas Jesus mudou tudo isso naquela noite. “Celebrar a Páscoa é celebrar a memória. Foi isso que os discípulos tentaram fazer, mas Jesus não fez o que estava previsto”, afirmou D. Américo Aguiar, que explicou que “no fim, disse «fazei isto em memória de mim». Eles deixaram de recordar e passaram a fazer, como fazemos nós hoje ainda. E é essa a grande riqueza que queremos testemunhar aos homens do nosso tempo”, defendeu.

Uma riqueza que, lamenta o prelado, “nem todos estão disponíveis para ouvir, mas é preciso que o digamos”. “É por isso que agradeço a todos os que se voluntariam para levar Jesus até junto dos irmãos e irmãs que mais precisam em razão das suas limitações”, disse D. Américo Aguiar, falando para os novos MEC que hoje iniciaram funções.

O testemunho do que acreditamos passa por nos deixarmos levar pela força da Eucaristia, diz D. Américo Aguiar. “Que a eucaristia nos alimente, abençoe e fortaleça, e possamos testemunhar aos nossos irmãos que Jesus existe e faz caminho connosco”, pediu o bispo de Setúbal a todos os presentes.

No final da eucaristia, o Santíssimo ficou em exposição e assim ficará até a meio da tarde, altura em que serão rezadas as Orações de Vésperas e sairá a procissão pelas ruas de Setúbal até à Igreja de S. Julião, procissão também ela presidida pelo Cardeal D. Américo Aguiar.

Texto e fotos © Ricardo Perna | Diocese de Setúbal

30 de Maio de 2024